Vista Oficial do Governador ao Rotary Club de Valpaços

A Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Valpaços decorreu na quinta-feira dia oito de março. Para além da passagem pela Câmara Municipal da cidade, Alberto Soares Carneiro conheceu a prestigiada Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, considerado o 9ª melhor lagar de azeite do mundo.

O Governador do Distrito 1970 passou pela Câmara Municipal onde foi recebido pelo Presidente Amilcar de Castro Almeida. O clube rotário local e a autarquia têm uma boa relação e foi esta que cedeu um espaço para a atual sede do clube.

Depois Soares Carneiro seguiu para a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, onde foi acompanhado pelo diretor José ventura que também ficou a conhecer um pouco mais o movimento rotário e os seus principais projetos em Portugal. A cooperativa, produtora de azeite, foi fundada em 1951. A produção média anual de azeitona é de 10 milhões de quilos, que equivalem a cerca de um milhão e seiscentos mil litros de azeite. É colocado no mercado sob três marcas da propriedade da Cooperativa: Rosmaninho, Vilanova e Ancestral. A COV, que tem mais de 2000 associados, recebe anualmente vários prémios, e o seu azeite está na lista dos 20 melhores do mundo.

Seguiu-se a reunião de trabalho com os membros do clube, onde foram discutidos os projetos que o clube já organizou ou ainda está a preparar para o ano rotário 2017-18. O clube participa nas Feiras da Castanha e do Folar para angariar alguns fundos, ajuda quatro jovens para que possam participar no projeto Universidade Júnior (organizado pela Universidade do Porto), e apoia uma jovem, de uma família carenciada, a continuar os seus estudos na Faculdade de Medicina do Porto. Para além disto estão a preparar um workshop de dois dias sobre árvores genealógicas e palestras sobre diversos temas.

A VOG terminou com um jantar comemorativo, onde o Governador do Distrito destacou os 113 anos do movimento rotário internacional e afirmou que “pertencer ao Rotary dá-nos a oportunidade de abraçar a humanidade e causas humanitárias que são capazes de transformar vidas”.