Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Mangualde

A Visita Oficial do Rotary Club de Mangualde decorreu na quarta-feira dia 11 de outubro. Durante a visita o Governador Alberto Soares Carneiro sentou-se com os membros do clube para uma reunião de trabalho e conheceu duas prestigiadas empresas da região: a CBI – Indústria de Vestuário S.A. e a Costa Ibérica.

A primeira paragem da VOG ao clube de Mangualde foi na CBI – Indústria de Vestuário S.A. A empresa dedica-se, desde 1997, à confecção de vestuário feminino e masculino de alta qualidade. Com cerca de 420 colaboradores a CBI trabalha a 90% para o mercado externo como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Noruega e Dinamarca. Soares Carneiro conheceu as instalações acompanhado por Vasco Batista, Diretor de Produção, a quem explicou o que era o Rotary e quais os seus objetivos.

A Costa Ibérica – Madeiras S.A. foi a segunda visita do Governador, que foi acompanhado pela Dr. Carla Costa Morais. A empresa foi fundada em 1982 tendo como principal atividade a fabricação de produtos de serração, essencialmente madeira serrada para exportação. Uma das principais características da Costa Ibérica é o facto de possuir todo o processo produtivo na mesma unidade fabril, desde o parque de matéria-prima em trono, descasque e triagem, serração, produção de paletes, estrados e outras embalagens em madeira.

Depois das empresas Alberto Soares Carneiro visitou a sede do clube e a sede da sua Universidade Sénior, duas salas num antiga escola, ambas cedidas pela Câmara Municipal de Mangualde. A Universidade Sénior do RC Mangualde tem cerca de 80 alunos e 10 professores voluntários. Seguiu-se a reunião de trabalho com o clube para discutirem os projetos que estão a preparar para o ano de 2017-18. Dos projetos destaca-se a atribuição de bolsas de estudo, o projeto Banco de Leite, e a plantação de um bosque rotário com pelo menos 113 árvores.

O dia terminou com um jantar comemorativo em que Soares Carneiro lembrou todos os presentes que estamos no mês do Desenvolvimento Económico e Comunitário e que é importante “marcar o dia 17 de outubro que é o dia Internacional da Erradicação da Pobreza”. Deixou ainda um desafio ao clube de também se juntarem à maior refeição do mundo, durante a semana de 23 a 27 de outubro, para contribuir para acabar com a pólio no mundo.