Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Vila Real

A Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Vila Real decorreu na quarta-feira dia 29 de novembro. Para além da passagem pela Câmara Municipal da cidade, o Governador do Distrito 1970 conheceu duas importantes empresas da região: a Kathrein Automotive e a Polo – Produtos Óticos.

Alberto Soares Carneiro começou a visita com a passagem pela Câmara Municipal de Vila Real onde foi recebido pela Vice-Presidente Eugénia Almeida e dois vereadores. A autarquia e o clube rotário local têm uma relação de parceira, tendo já trabalhado em conjunto em alguns projetos, como o campo de férias rotário, Portus Calle Camp, que realizou-se em agosto deste ano.

A Kathrein Automotive foi a primeira empresa visitada por Soares Carneiro, que foi acompanhado pelo Engenheiro Filipe Silva que também ficou a conhecer melhor o movimento rotário e os seus objetivos. A empresa, de origem alemã e fundada em 1930, dedica-se à produção de sistemas de transmissão e recepção para automóveis. A unidade de produção em Portugal nasceu em 2010 e garante um acesso logisticamente favorável à zona euro.

A segunda empresa visitada foi a Polo – Produtos Óticos. Fundada em 1965 dedica-se à fabricação e comercialização de lentes oftálmicas de elevada qualidade, que cumprem todos os requisitos da Diretiva Europeia sobre Dispositivos Médicos 93/42/CEE. A empresa com cerca de 76 colaboradores exporta atualmente 64% da sua produção. Soares carneiro foi acompanhado, na visita às instalações, pelo Engenheiro Armando Guimarães.

Seguiu-se a reunião de trabalho com os membros do clube para discutir os projetos que estão a preparar para o restante do ano rotário. O clube já organizou uma refeição frugal, para apoiar a erradicação mundial da pólio e participou na preparação do campo de férias Portus Calle Camp. Vão publicar um livro, com desenhos e histórias criadas por crianças de escolas da cidade, que tem como objetivo angariar fundos para o projeto End Polio Now. Para além disto vão plantar 10.000 árvores na Serra do Marão e fazer limpeza das linhas de águas de alguns rios que passam na região.

A VOG terminou com um jantar comemorativo em que foram celebrados os 51 anos do clube de Vila Real. O Governador destacou o trabalho que o clube realizou ao longo desses anos, através da realização de diversos projetos de serviço quer a nível local quer mundial.