Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Valongo

Realizou-se na quinta-feira dia 11 de janeiro a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Valongo. Do plano da VOG, e para além da reunao com os membros do clube, fez parte a passagem por duas centenárias e importantes empresas do concelho: a A Metalúrgica e a fábrica Paupério.

A primeira paragem de Soares Carneiro foi na A Metalúrgica, onde foi acompanhado pela administradora Raquel Santos a quem teve a oportunidade de explicar o que era o Rotary e os seus propósitos. A empresa, fundada em 1896, produz formas para bolos e já chegou a ser considerada como a maior fábrica do mundo no setor. Panrico, Bimbo, Panike e Dan Cake são algumas das marcas mais famosas cujo pão e bolachas são produzidas com as formas da empresa portuguesa. A A Metalúrgica emprega cerca de 100 pessoas e está instalada numa moderna unidade industrial com 6000 m2 de área coberta e 25 mil de área descoberta.

A histórica fábrica Paupério foi outra empresa visitada pelo Governador do Distrito 1970, que foi acompanhado pelo Engenheiro Hélio Rebelo. A empresa centenária, fundada em 1874 por António de Sousa Malta Paupério e Joaquim Carlos Figueira, dedica-se ao fabrico de biscoitos e bolachas. Atualmente é gerida pela 6ª geração da família Figueira e mantêm uma linha de biscoitos tradicionais com as mesmas receitas utilizadas desde a sua criação.

Depois das empresas Soares Carneiro reuniu-se com os membros do clube para planear os projetos que estão a ultimar para este ano rotário de 2017-18. O clube tem uma Universidade Sénior, com instalações próprias cedidas pela Câmara Municipal e um clube Interact. Vão plantar árvores, organizar os prémios escolares, fazer a homenagem ao profissional, preparar uma Feira de rastreios de saúde que irá realizar-se em maio e aderir ao projeto FRAD (Frente Rotária Anti-Diabetes).

A VOG terminou com um jantar, onde foi admitida uma nova companheira ao clube de Valongo. Alberto Soares Carneiro destacou a internacionalidade e a diversidade do movimento rotário e alertou para a importância de realizar projetos de serviço comunitário que transformem vidas.