Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Trancoso

Realizou-se na sexta-feira dia 20 de outubro a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Trancoso. Alberto Soares Carneiro começou a VOG pela Câmara Municipal da cidade e depois conheceu duas prestigiadas empresas da região e do país: a Lactovil e a FLOPONOR.

A primeira paragem de Alberto Soares Carneiro foi na Câmara Municipal de Trancoso, onde foi recebido pelo Vice-Presidente Eduardo Rebelo Pinto. O clube local e a Câmara têm uma boa relação e já colaboraram em diferentes projetos.

A Lactovil foi uma das empresas visitadas pelo Governador do Distrito 1970, que foi acompanhado pelo administrador Pedro Pinto que ficou a conhecer um pouco melhor o Rotary e a sua missão. A empresa, fundada em 1973, dedica-se à produção e comercialização de queijos, essencialmente queijo da serra, flamengo, barra e prato. A Lactovil está dotada das mais modernas técnicas de produção, e tem uma capacidade anual produtiva de mais de 3.000 toneladas, posicionando-se assim como uma das mais importantes empresas portuguesas do setor. Exportam para países como Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Rússia, Angola, Moçambique, África do Sul, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e Austrália.

A última paragem da VOG ao clube de Trancoso foi na FLOPONOR, um grupo empresarial diversificado, com uma posição de mercado consolidada em três áreas de negócio – Floresta, Ambiente e Construção. Foi fundada em 1996 por Secundino do Nascimento e Altino Rua. Ambos com mais de uma década a trabalhar a floresta e com o objetivo de criar uma empresa relevante no setor florestal português, capaz de valorizar e proteger a floresta. Hoje, passados 20 anos, a FLOPONOR é uma das empresas florestais mais sólidas e reconhecidas do país. Na visita à empresa, Soares Carneiro foi acompanhado por Luís Miguel Nascimento, filho de um dos fundadores.

Depois das visitas o Governador Alberto Soares Carneiro sentou-se com os membros do clube para discutir os projetos que estão a preparar para o ano rotário 2017-18. Para além da Universidade Sénior com cerca de 30 alunos e 13  professores, o clube está a preparar os prémios de mérito escolar, um concerto solidário (com objetivo de recolher géneros alimentícios) e ainda um Magusto ou refeição frugal para apoiar o projeto do Rotary International End Polio Now. O Rotary Club de Trancoso, em parceria com o Rotary Club de Cahors, na França, está também a apoiar a construção de furos de água no Congo. Sendo que este é já o segundo ano desta parceria.

O dia terminou com um jantar comemorativo em que estiveram presentes vários membros do Rotary Club de Pinhel (clube  em formação) e em que Alberto Soares Carneiro relembrou o que é o Rotary e a importância de se realizarem projetos de serviço que podem alterar e modificar vidas.