Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de São João da Madeira

Realizou-se na sexta-feira dia 10 de novembro a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de São João da Madeira. Para além da reunião de trabalho com os membros do clube, Soares Carneiro visitou  duas importantes empresas da região. a Sinflex e a FEPSA.

O dia começou com a visita às instalações da Sinflex, onde o Governador do Distrito 1970 foi acompanhado pelo fundador da empresa Fernando Almeida. Fundada em 1975, a empresa tem como principal atividade a fabricação de molas técnicas e zig-zag, conformados de arame, conjuntos soldados e peças pintadas para todo o tipo de indústrias, incluindo a indústria automóvel. Tem cerca de 84 funcionários e instalações fabris com 4500 m2.

A segunda visita foi à FEPSA – Feltros Portugueses S.A., o maior fabricante de feltros para chapéus do mundo. A empresa foi criada em 1969 graças à união de 6 industriais de chapelaria com raízes no início de séc. XX. Cerca de 400 mil chapéus por ano são produzidos pela Fepsa, que, ao nível de vendas, ocupa o segundo lugar a nível europeu e o terceiro lugar à escala mundial. A visita à empresa do Governador foi acompanhada pelo Engenheiro Ricardo Figueiredo, que também ficou a conhecer melhor o Rotary e os seus objetivos.

Seguiu-se depois a reunião de trabalho com os membros do clube para discutir e planear os projetos para o ano rotário 2017-18. O clube de São João da Madeira tem uma Universidade Sénior com cerca de 100 alunos e 27 professores e um Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário. O clube está a preparar uma Caminhada pela Pólio, um Núcleo de Apoio à doença de Parkinson, um Concerto Mais Talento Mais Futuro e Seminários de Liderança e Inteligência Emocional. Vão ainda plantar árvores, montar um elevador em casa de uma pessoa com deficiência motora, conceder 12 bolsas de estudo e continuar com o projeto sopa solidária, que permite a distribuição de sopa, pão e fruta a cerca de 30 famílias carenciadas.

A VOG terminou com um jantar comemorativo em que esteve presente o o Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Sequeira, que salientou a importância da parceria entre a autarquia e o clube local. Alberto Soares Carneiro destacou o papel da The Rotary Foundation e dos projetos humanitários que realiza em todo o mundo.