Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Porto-Portucale

Na quinta-feira dia 15 de março Alberto Soares Carneiro fez a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Porto-Portucale. Durante a VOG, e para além da reunião de trabalho com o clube, o Governador teve a oportunidade de conhecer o I3S, Instituto de Investigação e Inovação para a Saúde.

A primeira paragem foi no I3S, o Instituto de Investigação para a Saúde, que resulta da união de três dos mais conceituados centros científicos da Universidade do Porto – o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (Ipatimup). O i3S assume-se como o maior instituto de investigação português na área das Ciências da Saúde, contanto com mais de 1000 colaboradores, 800 dos quais cientistas dedicados ao desenvolvimento de respostas aos maiores desafios da Saúde da atualidade: Cancro, Neurobiologia e Doenças Neurológicas e Interação e Resposta do Hospedeiro. A visita de Soares Carneiro foi acompanhada por Manuel Sobrinho Simões e Claudio Sunkel, dois membros do conselho de diretores do Instituto.

Depois Soares Carneiro sentou-se com os membros do clube para discutir alguns dos projetos que já realizaram e os que ainda estão a preparar para o restante ano rotário. O clube já organizou a refeição frugal, em parceria com o clube de Porto-Antas, onde conseguiram angariam dinheiro que servirá para vacinar cerca de 11558 crianças. Vão ainda plantar árvores, fazer a homenagem ao profissional e, também em parceria com o Rotary Club de Porto-Antas, estão a apadrinhar o Rotaract Club da Universidade do Porto, que está em formação e já conta com cerca de 38 membros. O principal projeto do club de Porto-Portucale chama-se “Pedalar sem Idade” e consiste em permitir que os idosos passeiem em bicicletas dinamarquesas que transportam um piloto e dois idosos, com motor eléctrico e plataforma elevatória de acesso. Este projeto pretende criar experiências únicas para os idosos do Porto.

A VOG terminou com um jantar comemorativo, onde o Governador do Distrito 1970 destacou os 50 anos do Rotaract e afirmou que “são projetos simples como o “Pedalar sem Idade” que mostram que o Rotary ajuda a transformar e a tocar a vida de diferentes pessoas”.