Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Ponte de Lima

Realizou-se na segunda-feira dia 29 de janeiro a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Ponte de Lima. Para além da passagem na Câmara Municipal da vila, Soares Carneiro visitou as instalações de duas importantes empresas na região: a Carsiva e a Granifinas.

A primeira paragem do Governador foi na Carsiva-Entreposto Comercial de Carnes Lda, onde foi acompanhado por Cristina Abreu da Silva que também ficou a conhecer o movimento rotário. A empresa que surgiu em 1994 é representante exclusiva de várias raças de Denominação de Origem Protegida (DOP). Está integrada no maior grupo agroalimentar da Península Ibérica (Grupo Vall Companys) e é desde 2014 um dos principais fornecedores em Portugal de uma das maiores cadeias mundiais de restaurantes de fast food – (McDonald´s).

A Granifinas-Exploração de Pedreiras, LDA. foi a segunda visita de Soares Carneiro em terras limianas, que visitou as instalações pelo administador João Manuel. Esta empresa dedica-se à extracção e transformação do granito de Ponte de Lima. Foi fundada em 1996 e foi a primeira empresa de exploração do granito do distrito de Viana do Castelo a certificar-se e das primeiras a nível nacional. A Granifinas exporta actualmente cerca de 30% da sua produção, tendo como mercados de destino a França, Espanha, Alemanha, Itália, Luxamburgo, Angola, Moçambique e Corsega.

Alberto Soares Carneiro recebido na Câmara Municipal de Ponte de Lima

Depois das empresas, o Governador foi recebido na Câmara Municipal da vila pelo seu Presidente o Engº Victor Mendes. A autarquia, para além de ter cedido um espaço para a sede do clube rotário local, também é parceiro do mesmo em diferentes projetos. Estão, neste momento, a trabalhar para abrir uma loja solidária.

Seguiu-se a reunião de trabalho com o clube, onde Soares Carneiro ficou a conhecer a agenda rotária para o restante ano 2017-2018. O clube está a preparar diversas palestras sobre os mais variados temas, a homenagem ao profissional e os prémios escolares. Tencionam ainda abrir uma loja solidária, em parceria com o município e abrir um clube Interact. Para além disto estão a terminar um projeto de construção de uma creche em São Tomé e Príncipe e a preparar o projeto “Agir mais”, que consiste em enviar 650 kits escolares para uma aldeia do mesmo país africano.

A VOG terminou com um jantar comemorativo em que o Governador do Distrito 1970 realçou a importância de usar o pin rotário, pois “faz-nos recordar que somos pessoas de bem e os nossos valores rotários, para além de que é uma honra e um orgulho.”