Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Ovar

Na terça-feira dia 10 de outubro o Governador Alberto Soares Carneiro realizou a VOG ao Rotary Club de Ovar. Para além da reunião de trabalho com o clube e da visita ao Centro de Promoção Social do Furadouro (fundado pelo clube local em 1965), Soares Carneiro conheceu duas prestigiadas empresas da região: a IPTE Iberia e a Alcobre.

A visita de Soares Carneiro à IPTE Iberia foi acompanhada pelo diretor Dr. Freek Macos e pela diretora de Recursos Humanos Dra. Sofia Cruz, a quem o Governador deu a conhecer os principais propósitos do movimento rotário. A empresa, criada em 1992 na Bélgica, começou como um negócio de automação de testes, que mais tarde se tornou o IPTE: Engenharia Integrada de Produção e Teste. Hoje em dia têm mais de 600 funcionários em todo o mundo. O grupo abriu as instalações em Portugal em 2004.

A segunda visita do Governador foi à Alcobre, a mais antiga fábrica de cabos eléctricos de Portugal fundada no Porto em 1910. Alberto Soares Carneiro conheceu as instalações da empresa acompanhado pelo Diretor Geral, Eng. Luís Almeida. A Alcobre dedica-se, há mais de 100 anos, à produção e distribuição de cabos de energia e telecomunicações e trabalha para os mercados de Angola, Chile, Espanha, Macau, entre outros. Atualmente fazem parte do grupo Chinês Hengtong Group.

Antes da reunião de trabalho com os membros do clube, o Governador do Distrito 1970 visitou o Centro de Promoção Social do Furadouro, que acolhe crianças durante os seus tempos livres. A instituição de solidariedade foi fundada pelo Rotary Club de Ovar em 1969 e contou já com a visita do Presidente do Rotary International Hiroji Mukasa em 1983.

Dos projetos que o clube está a preparar para este ano rotário, são de destacar: a organização de uma Gala Solidária (em parceria com a Câmara Municipal) que visa ajudar instituições do concelho, a continuação do projeto “Mais e Melhores Leituras”, a entrega de 5 bolsas de estudo e o reconhecimento dos melhores alunos do concelho. Vão ainda organizar uma conferência com alguns dos mais importantes empresários da região, e o 1º Encontro dos Bolseiros do clube.

O dia terminou com um jantar comemorativo em que estiveram presentes a Vereadora Dr. Ana Cunha e o Presidente da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã Bruno Oliveira. Alberto Soares Carneiro fez questão de lembrar todos os presentes da importância de “assinalarmos e tomarmos medidas a propósito do dia 17 de outubro, o dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Terminou deixando um desafio ao clube, o de se juntar à maior refeição do mundo para ajudar o End Polio Now.