Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Oliveira do Hospital

A Visita Oficial do Governador do Distrito 1970 ao Rotary Club de Oliveira do Hospital decorreu na segunda-feira dia 9 de outubro, dia em que o clube comemorava 23 anos de vida. Durante a VOG Alberto Soares Carneiro conheceu duas empresas da região e foi recebido na Câmara Municipal pelo Vice-Presidente, Dr. José Francisco Rolo.

A primeira paragem do dia foi na Caixa Crédito Agrícola. Durante a visita Alberto Soares Carneiro foi acompanhado por dois administradores Armando Lopes Alves e António Gouveia Soares, a quem pôde explicar o movimento rotário e os seus principais objetivos. O Grupo Crédito Agrícola é um motor de desenvolvimento local e regional, com foco no sector agrícola. Em 2011 o Grupo comemorou 100 anos de existência.

A DAVION – Indústria de Vestuário S.A. foi a segunda empresa visitada por Soares Carneiro, que foi acompanhado na visita por Mário Brito, um dos gestores. A Davion é empresa familiar que começou a produzir e comercializar há mais de 60 anos e especializou-se na produção personalizada de vestuário clássico de homem, confeccionado com acabamento semi-tradicional. Tem, atualmente, mais de 260 profissionais desde costureiras, a alfaiates e modelistas. É uma empresa internacional que conta com clientes em países como: Dinamarca, Itália, Rússia, Hong Kong, Brasil, Estados Unidos, Austrália, entre outros.

Depois das empresas o Governador foi recebido na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelo vice-presidente Dr. José Francisco Rolo e pela vereadora Prof. Graça Silva. O Rotary Club local e a Câmara já trabalharam em conjunto em projetos como a reabilitação de uma habitação de uma família carenciada e a Universidade Sénior do clube.

Seguiu-se a reunião de trabalho com os membros do clube com intuito de discutirem os projetos que estão a desenvolver para o ano rotário de 2017-18. O clube pretende plantar árvores por cada um dos seus membros, como pediu Ian Riseley, Presidente RI; vai organizar o Dia do Rotary nas Escolas Secundárias da cidade, uma campanha de Hábitos e Higiene nas Escolas Básicas e vai apadrinhar duas crianças em Moçambique através da organização The Big Hand. Além disto estão a preparar um ciclo de palestras “Chá com poesia” e um projeto chamado “Um Sorriso por uma Sopa”, que pretende ajudar idosos excluídos e isolados.

O dia terminou com o jantar comemorativo em que Alberto Soares Carneiro apelou à internacionalidade do Rotary e à necessidade de criar projetos a nível comunitário e mundial. Lembrou ainda que se aproximam o Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17/10) e o Dia Mundial de Combate à Pólio (24/10), aproveitando para deixar o desafio de organizarem uma refeição frugal para apoiar o End Polio Now.