Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Oliveira do Bairro

Realizou-se na segunda-feira dia cinco de março, a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Oliveira do Bairro. Do plano da VOG fez parte a visita a duas importantes empresas da região: a CALCOB (Cooperativa Agrícola Oliveira do Bairro e Vagos) e a Porcel.

O dia começou com a visita às instalações da Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, onde Soares Carneiro foi acompanhado pela Dra. Marisa Oliveira, a quem explicou o movimento rotário. A ideia da criação da CALCOB surgiu em 1975 quando um grupo de agricultores sentiu necessidade de se criarem novas alternativas para a agricultura da região. A sua atividade principal é a compra e venda de batata (semente e consumo) e hortícolas frescos. Para além disso comercializa todo o género de fatores de produção (adubos, pesticidas, rações), equipamentos, ferramentas e acessórios ligados à agricultura e bens alimentares.

A Porcel foi a segunda empresa visitada pelo Governador do Distrito 1970, que foi acompanhado pela Engenheira Maria Luísa Ramos. A empresa, fundada em 1987,  dedica-se à indústria de porcelana doméstica e decorativa. A Porcel S.A. combina a tradição manual à inovação tecnológica no desenvolvimento e produção de porcelana. A porcelana Porcel é feita a partir das melhores matérias-primas, importadas diretamente de França,  e é caraterizada por ser translúcida e não porosa.

Depois da visita às empresas Alberto Soares Carneiro sentou-se com os membros do clube para discutir e planear os projetos para o que ainda falta do ano rotário 2017-18. O clube já realizou a refeição frugal, onde angariou 600 euros para a luta contra a pólio e tem um banco de ajudas técnicas, com camas e cadeiras de rodas, que emprestam a quem mais precisa. Para além disto vão plantar 150 árvores, organizar palestras e a homenagem ao profissional, conceder três bolsas de estudo e ainda estão a preparar uma Caminhada Solidária.

A VOG terminou com um jantar comemorativo, onde esteve presente o Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Duarte de Almeida Novo. No seu discurso final, Alberto Soares Carneiro destacou a plantação de 50 mil árvores, que decorreu dia três de março, no Pinhal de Leiria, e ainda disse que só no Distrito 1970 irão ser plantadas cerca de 80 mil árvores, salientando a “possibilidade que os clubes têm de participar em projetos de serviço em diferentes áreas”.