Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Oliveira de Azeméis

Realizou-se na quinta-feira dia um de março a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Oliveira de Azeméis. Do plano da VOG, e para além da reunião de trabalho com os membros do clube, Soares Carneiro visitou duas prestigiadas empresas da região: a Cheto Corporation e a Fluidotrónica.

A primeira paragem foi na Cheto Corporation, onde Alberto Soares Carneiro foi acompanhado pelo administrador, o Engenheiro Sérgio André a quem também teve a oportunidade de explicar o que era o movimento rotário. A empresa, fundada no final dos anos 90, é especializada no desenvolvimento e produção de máquinas de fresagem e furação profunda. A Cheto, que emprega cerca de 34 pessoas, completou, em 2017, um investimento de três milhões de euros num moderno centro tecnológico em Oliveira de Azeméis, onde está a concentrar as atividades de engenharia, assemblagem de componentes e formação aos funcionários dos clientes.

A FluidoTrónica foi a segunda empresa que o Governador visitou, onde foi acompanhado pelos Engenheiros Hélder Silva e Mário Sousa. A empresa, fundada em 2004, tem como objetivo comercializar produtos de automação industrial, que dêem resposta às necessidades da indústria. No entanto, e com o passar do tempo, a comercialização deixou de ser suficiente e rapidamente a empresa viu-se impelida a oferecer não só o produto, mas a solução global de automação.

Depois das empresas, Alberto Soares Carneiro reuniu-se com os membros do clube para discutir e planear os projetos que já organizaram e que estão a preparar para o que falta deste ano rotário. O clube de Oliveira de Azeméis realizou a refeição frugal, onde conseguiu angariar 250 euros que vão servir para vacinar 1438 crianças, entregou 250 cabazes de natal e criou uma Bolsa de Emprego. Vão também fazer a homenagem ao profissional,  entregar 20 bolsas de estudo; organizar os prémios de mérito escolar, um Ciclo de Cinema e continuar com o Ciclo de Conferências “Às quartas com…”. Para além disto estão a preparar um Rotary Day e apoiam um projeto em Moçambique, para a construção de salas de aula.

A VOG terminou com um jantar comemorativo dos 40 anos do clube, onde esteve presente a vereadora da Câmara Municipal da cidade Inês Lamego. No seu discurso final, Soares Carneiro falou do aniversário do clube, bem como dos 113 anos do movimento rotário, “que só existe devido à capacidade que este tem de antecipar e acompanhar as mudanças no mundo”. Concluiu desafiando todos os rotário a irem até à Marinha Grande, no sábado dia 3 de março, para participarem da plantação de 50 mil árvores no Pinhal do Rei.