Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Guimarães

Realizou-se na quinta-feira dia 22 de março a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Guimarães. Do plano da VOG, e para além da reunião de trabalho com o clube, fez parte a visita a um prestigiado Grupo de Investigação da cidade: o 3B’s.

O dia começou com a plantação de 70 árvores, no âmbito do projeto “1Rotário 1Árvore”, com era o 70º aniversário do clube de Guimarães foram plantadas 70 árvores.

De seguida o Governador Soares Carneiro foi conhecer as instalações do 3B´s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos), onde foi acompanhado pelo Vice-Diretor Nuno Neves. Este grupo de investigação, que pertence ao novo Laboratório Associado do Governo Português ICVS / 3B´s, é o único destes laboratórios totalmente baseados na Universidade do Minho. Foi fundado em 1998 e apoia uma equipa multidisciplinar e altamente qualificada que trabalha na interface da biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciência dos materiais.

Depois Alberto Soares Carneiro sentou-se com os membros do clube para discutir e planear os projetos que já foram realizados e os que ainda estão a ser preparados para este ano rotário de 2’17-18. O clube realizou a refeição frugal a favor do projeto End Polio Now, onde conseguiu angariar um valor que dará para vacinar 1070 crianças. Têm um banco de cadeiras de rodas, com mais de 100, que emprestam a quem mais precisa e também um banco alimentar contra a pobreza, através do qual apoiam, mensalmente, 15 famílias carenciadas. Vão fazer a homenagem ao profissional, diversas palestras, os prémios escolares, patrocinar bolsas de estudo e ainda organizar uma gala solidária. Para além disto vão continuar com a campanha de equipar instituições do concelho com disfibrilhadores.

A VOG terminou com um jantar comemorativo dos 70 anos do clube onde estiveram presentes mais de 110 pessoas. No seu discurso final Soares Carneiro parabenizou o clube de Guimarães, destacando a sua capacidade de mudança e adaptação às mudanças no mundo.