Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Famalicão

Realizou-se na quinta-feira dia oito de fevereiro a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Famalicão. Do Plano da visita, para além da reunião de trabalho com o clube, fez parte a passagem por duas prestigiadas empresas da região: a Vieira de Castro e o Grupo Primor.

A primeira paragem do Governador foi na Vieira de Castro. A empresa está no mercado de produção de bolachas, amêndoas e rebuçados há mais de 70 anos. Em 2011, foi concluída a construção da nova fábrica e a instalação de novos equipamentos produtivos. A Vieira de Castro tem vindo a alargar a sua presença nos mercados internacionais, sendo atualmente o maior exportador nacional de bolachas. As marcas estão já presentes em mais de 40 países, dos quais destacam-se os seguintes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda e Japão.

O Grupo Primor foi a segunda empresa visitada por Soares Carneiro, que foi acompanhado pelo administrador André Oliveira que também ficou a conhecer o movimento rotário. O Grupo fundado em 1961 dedica-se à arte da charcutaria. O Grupo Primor detém empresas próprias nos setores-chave da sua atividade – produção animal, abate, carne fresca e congelada, transformados e distribuição.

Depois das empresas o Governador do Distrito 1970 reuniu-se com os membros do clube de Vila Nova de Famalicão para planear e discutir os projetos que estão a preparar para o que resta do ano rotário 2017-18. O clube já organizou a refeição frugal para apoiar o projeto de R.I de Erradicar a Poliomielite. Vão também organizar diversas palestras; a homenagem profissional; os prémios escolares; plantar árvores, em parceria com a Câmara Municipal; oferecer três bolsas de estudo e apoiar a Associação Engenho. Para além disto têm um banco de ajudas técnicas de cadeiras higiénicas que emprestam a quem mais precisa e candidataram-se a um Subsídio Global da The Rotary Foundation, com o objetivo de ajudar um lar estudantil em Cabo Verde.

sdr

A VOG terminou com um jantar comemorativo, em que esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal Ricardo Mendes. No seu discurso o Governador Soares Carneiro realçou a importância da parceria entre os clubes rotários e as autarquias, como existe em Famalicão, e agradeceu também a organização, por parte do clube, do Seminário Distrital: Clubes Dinâmicos, que decorreu em setembro de 2017.