Visita Oficial do Governador ao Rotary Club do Porto

A Visita Oficial do Governador ao Rotary Club do Porto decorreu na segunda-feira dia 26 de março. Do plano da visita, e para além da reunião com os membros do clube, Soares Carneiro conheceu duas importantes empresas da região: a centenária Cooperativa dos Pedreiros e a tradicional fábrica de chocolates, Arcádia.

A Cooperativa dos Pedreiros foi a primeira visita do Governador do Distrito. A Cooperativa foi fundada em 1914 por um grupo de operários especializados que na época estavam envolvidos na construção do Edifício da Estação de S. Bento (Porto). Desde aí a Cooperativa já foi escolhida para realizar diversas obras, incluindo construção do Monumento à Guerra Peninsular na Rotunda da Boavista e o edifício dos Paços do Concelho, ambas a mando da Câmara Municipal do Porto.

Seguiu-se a visita à fábrica de chocolates portuense, a Arcádia, onde Soares Carneiro foi acompanhado por João Bastos. A tradicional chocolataria pertence à família Bastos desde 1933, ano em que foi fundada. Conhecida pelos bombons, línguas de gato e drageias, mantém a tradição nas suas receitas e nos processos de fabrico. A marca de chocolates tem já mais de 27 lojas espalhadas pelo país. A fábrica, situada na Rua do Almada, no Porto, tem cerca de 30 trabalhadores.

Depois das visitas, Alberto Soares Carneiro reuniu-se com os membros do clube do Porto para discutir os projetos que já realizaram ou ainda estão a prepara para o ano rotário de 2017-18. O clube organizou a refeição frugal, a favor do projeto End Polio Now, onde angariou um valor que dará para vacinar 673 crianças. Para além disto estão a preparar palestras com os mais variados temas, e os prémios escolares e de méritos ao melhores alunos. Ainda apoiam a Associação Ajudaris, luta contra a fome, pobreza e a exclusão social.

A VOG terminou com uma jantar comemorativo, em que o Governador do Distrito 1970 destacou que o “Rotary vive do princípio da cooperação e só assim é possível trocar, no mesmo dia, os Presidentes de clubes, Governadores de Distrito e até o Presidente do Rotary International”.