Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Águas Santas/Predouços

A Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Águas Santas/Predouços realizou-se na sexta-feira dia nove de março. Do plano da VOG fez parte a passagem por três importantes empresas regionais: a CEPRA (Centro de Formação Profissional e Reparação Automóvel), a Cerealis e a Energest.

A primeira visita do Governador do Distrito 1970 foi à CEPRA, onde foi acompanhado pelo Dr. Marco Araújo, o responsável pela Delegação norte. A empresa foi criada em 1981 na sequência da celebração de um protocolo entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA) e a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN). Este centro tem como missão desenvolver atividades de formação, qualificação e valorização de recursos humanos do setor da reparação automóvel e serviços e indústrias ligadas.

Seguiu-se a visita à Cerealis, onde Soares Carneiro conheceu as instalações acompanhado pelo Dr. João Paulo Rocha, a quem explicou o movimento rotário em Portugal. Esta empresa, de raiz familiar, iniciou a sua atividade na indústria de moagem de trigo produzindo farinhas de trigo para panificação em 1919. Atualmente a Cerealis é líder de mercado nos setores das massas alimentícias, farinhas para usos culinários, farinhas industriais e produtos refrigerados.

A última paragem de Alberto Soares Carneiro foi na Energest, empresa fundada em 1987 vocacionada para a consultoria em Engenharia. A partir de 1990, a Energest torna-se numa empresa de Engineering & Contracting e centra as suas atividades na conceção, projeto, construção e montagem de equipamentos e instalações térmicas industriais, para as mais diversas áreas de negócios. A visita foi acompanhada pelo Engenheiro José Barreiros Guedes, que também ficou a conhecer melhor o Rotary.

Por último, o Governador do Distrito 1970 sentou-se com os membros do clube para conhecer e discutir os projetos que preparam ou ainda estão a preparar para o ano de 2017-18. O clube já realizou a refeição frugal, onde conseguiu angariar o suficiente para vacinar 575 crianças. Vão ainda fazer a homenagem ao profissional, os prémios de mérito de escolar, organizar diversas palestras e as jornadas empresariais e patrocinar bolsas de estudo. Para além disto vão fazer a geminação com dois clubes rotários marroquinos e fazem a distribuição de azeite e outros produtos a famílias carenciadas da região.