Como tirar o máximo partido do seu ano como Presidente de um Rotary Club

Por Kamlesh Chandan, Governador Assistente do Distrito 7680 e ex-presidente do Rotary Club de Lake Norman/Huntersville, Carolina do Norte, EUA

Foi uma honra servir como o 19º presidente do meu Rotary Club no ano passado. Isso ampliou os meus horizontes e aprofundou os meus conhecimentos sobre a nossa grande organização de Pessoas em Ação. Antes do início do ano, tive uma visão ousada. Eu queria envolver os membros, fazer projetos de serviço, divertir-me, incorporar tecnologia e deixar os membros mais educados sobre o Rotary e o nosso clube. Todas as reuniões, tiramos uma usie (selfie com os outros) e partilhamos o que fazemos nas redes sociais. O que é que eu aprendi de toda esta atividade?

Liderar um clube de serviço é muito diferente de liderar um negócio. Se tiver paixão e dedicação para fazer a diferença, os membros do seu clube ficarão do seu lado, a ajudá-lo e apoiá-lo.

Durante o ano, a minha família alojou um estudante do Intercâmbio de Jovens do Brasil. Agora temos uma amizade para a vida que não tínhamos antes. Eu também tive a oportunidade de liderar o primeiro Intercâmbio de Amizade do clube para a Índia e fiquei encantado com a hospitalidade que recebemos em todos os lugares das famílias rotárias.

O nosso clube lançou a iniciativa Young Professionals Under 35, YP35, (Jovens Profissionais com menos de 35 anos) para incentivar os membros mais jovens a juntarem-se. Tivemos um aumento de 37% na adesão. Participamos em 14 projetos de serviço, assinamos 752 horas de voluntariado, reconhecemos 11 novos bolsistas Paul Harris e cinco múltiplos bolsistas Paul Harris e apresentamos 14 prémios do Rotário do Mês. O nosso clube alcançou o status Every Rotarian Every Year (Todos os Rotários Todos os anos) e 100% dos nossos membros são Membros Sustentáveis. Na nossa conferência distrital, fomos reconhecidos com o melhor Prémio de Excelência de Pequenos Clubes entre os 59 clubes do nosso distrito.

Numa nota pessoal, toda a minha família participou na nossa primeira Convenção do Rotary em Atlanta, com a oportunidade de experienciar o alcance global do Rotary.

Encorajo todos os membros do Rotary a considerarem servir o seu clube como presidente. É apenas um ano, e experimentará o Rotary de uma maneira totalmente nova à medida que se envolver, liderar e divertir.