Rotary International comemora 113 anos

Os rotários dedicam-se a ajudar a humanidade há 113 anos.

A nossa organização, composta por 1.200.000 associados, começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer os seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

O nosso compromisso

Os rotários não só presenciaram grandes eventos históricos, como também fizeram parte deles. Durante toda a jornada da nossa organização, três características destacaram-se:

Somos realmente internacionais. Depois de apenas 16 anos desde a sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, trabalhamos em diversas partes do globo com o objetivo de superar grandes desafios do mundo.

Perseveramos em épocas difíceis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rotary Clubs da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Japão foram forçados a fechar. Apesar dos riscos, vários continuaram a encontrar-se informalmente e, após a guerra, juntaram-se para reconstruir os seus clubes e países.

Somos comprometidos com o trabalho humanitário e não temos medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Começamos a nossa luta contra a pólio em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Fizemos um progresso incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas três países continuam endémicos.