Rotary Distrito 1970 responde aos últimos incêndios com plantação de mais de 89 mil árvores

O Distrito 1970 do Rotary International, através dos seus 90 clubes, plantou mais de 89 mil árvores em toda a sua área abrangente: norte e centro de Portugal. A campanha de plantaçãosurgiu em resposta à destruição causada pelos incêndios florestais do 2017, que correspondeu a um desafio lançado pelo presidente do Rotary International, Ian Riseley.

O repto passava pelos clubes plantarem uma árvore por cada um dos seus membros rotários, entre o início do ano rotário (1 de julho de 2017) e o Dia Internacional da Terra (22 de abril de 2018). O governador do Distrito 1970, Alberto Soares Carneiro, aceitou-o e desafiou os clubes do seu Distrito a cumprirem a missão até 23 de fevereiro de 2018, dia em que se assinalou o 113º aniversário do Rotary International.

Os objetivos foram superados e os resultados históricos: plantaram-se mais de 89 mil árvores no norte e centro do país. Apenas no Pinhal de Leiria – um dos locais mais afetados pelos incêndios – foram plantados 50 mil pinheiros. A Serra do Alvão, a Serra da Estrela e a região de Monção foram também territórios alvo deste compromisso ambiental do Rotary Distrito 1970.