Rotary Club de Pombal inaugura Biblioteca em Moçambique

O Rotary Clube de Pombal, numa parceria com a Escola Primária Completa de Miramar, pertencente à Diocese de Nacala- Porto, na Província de Nampula, Moçambique, em conjunto com o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora,  na qualidade de gestora e promotora de atividades escolares, desenvolveu o projeto de construção de uma biblioteca  para benefício da referida escola e comunidade próxima.

A Escola de Miramar, com 3000 alunos entre os 6 e os 16 anos, da 1ª à 7ª classe, insere-se na comunidade de Nacala, com 200 mil habitantes, a qual pertence à província de Nampula.

“Considerando a capacidade limitada mas voluntária por parte do Rotary Club de Pombal em promover um apoio à melhoria da oferta de leitura da escola, o clube desenvolveu atividades de benfeitoria de uma área de edificação existente, mas em mau estado de conservação, com o objetivo de a dotar de condições para a instalação de um espaço de biblioteca e de atividades relacionadas com a leitura”, refere o presidente do RCP, Pedro Mendes.

O Interact e o Rotaract estiveram fortemente envolvidos no projeto, responsáveis pela recolha de livros e pela divulgação do projeto.

Esta parceria teve o seu ponto alto a 4 de Dezembro aquando da entrega de livros e da inauguração do espaço e contou com a presença do Sr. Bispo Germano da Diocese de Nacala, dos Rotários João Isidoro e Pedro Ferreira, e de muitos outros convidados. Pretende-se que seja um espaço dinâmico na promoção dos hábitos de leitura das crianças e adolescentes que frequentam a escola. O RCP considera que “é o início de um projeto, um desafio e uma
oportunidade de «fazer a diferença» ”.