Rotary Club de Penafiel cria projeto para apoiar a procura de emprego

GEPE (Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego) é assim que se chama o projeto que o Rotary Club de Penafiel apresentou na segunda-feira dia 25 de setembro, e que se destina a ajudar os desempregados do concelho na procura por um emprego.

Este grupo informal de pessoas desempregadas à procura de emprego é, segundo Rui Rodrigues, presidente do Rotary Clube de Penafiel, uma iniciativa que envolve a Fundação Montepio e o Instituto Padre António Vieira no sentido de acolher um GEPE e a coordenadora nacional  do projeto que vai estar em Penafiel para explicar os seus contornos.

O GEPE reúne-se periodicamente com o objetivo da procura ativa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se entre-ajudam.

“Pretende-se fazer com que as pessoas desempregadas em vez de ficarem em casa concretizem uma procura ativa de emprego, partilhem informação e recebam formação de forma a ingressarem o mais rapidamente possível no mercado de trabalho”, disse rui Rodrigues, salientando que o projeto integra vários parceiros, nomeadamente a Câmara de Penafiel, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G (CLDS 3G), entre outros.

Os grupos são constituídos por dois animadores voluntários e pressupõe a existência de uma instituição anfitriã disponível para acolher os e ceder o espaço para as reuniões. As reuniões têm a duração aproximada de uma hora e meia e nelas são trabalhadas três componentes: a partilha de atividades desenvolvidas com vista à obtenção de emprego, a entre-ajuda emocional e a auto-formação (desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho).

A participação é totalmente voluntária e gratuita e a inscrição pode ser feita através da internet, por contato telefónico ou por correio electrónico.

Fonte: Verdadeiro Olhar