Rotary Club de Águeda e Rotary Club de Matola apoiam o Projeto Mozambikes

Rotary Club de Águeda e Rotary Club de Matola apoiam o Projeto Mozambikes

O Rotary Club de Águeda, e o Rotary Club da Matola, têm vindo ao longo dos últimos meses a trabalhar em conjunto, ligando também os dois Países, Portugal e Moçambique, no sentido de apoiar o projeto Mozambikes.

Foi durante o mês de Fevereiro 2018, que uma comitiva do Rotary Club da Matola visitou a Localidade de Matsequenhe, mais concretamente o bairro Maxava Timuka, com o objetivo de proceder à entrega à Comunidade Local de 5 bicicletas MOZAMBIKES.

Esta Localidade é composta por um conjunto de Povoados rurais, cujos residentes, que totalizam cerca de 1400 famílias, vivem essencialmente de atividades agrícolas apenas de subsistência, numa localização geográfica muito isolada, rodeada por várias montanhas, com acessos muito difíceis, e sem qualquer meio de transporte público.

A Sede da Localidade referida situa-se no Bairro Maxava – Timuka, onde existem, entre outras infraestruturas e Instituições Públicas, um edifício onde funcionam os serviços de Administração da Localidade, uma Escola Primária Completa e um Posto Policial. Os funcionários dessas instituições, regra geral, residem muito longe de Maxava-Timuka, muitas vezes, a mais de 50 a 70 Kms (ex., na Vila de Namaacha ou na Vila de Boane).

Da Sede de Maxava-Timuka para se chegar às lojas mais próximas, onde também se encontra o Terminal dos transportes semi-colectivos (entre Boane e Kulula), os residentes têm de caminhar cerca de 14 Kms, e para o Centro Hospitalar mais próximo, aproximadamente 20 Kms. Muitas vezes, assiste-se ao agravamento de doenças de crianças e mulheres grávidas, com desfecho fatal, por falta de transporte, particularmente durante a noite.

Ao ter conhecimento destas necessidades o Rotary Club da Matola identificou juntamente com a Secretária do Bairro, Sra. Laurinda Botsele, alguns beneficiários, entre professores da Escola Primária e funcionários da Sede da Localidade, cuja melhoria da mobilidade teria um impacto muito positivo e transformaria a vida desta Comunidade.

Acolhidos em festa pela Comunidade Local, o Rotary Club da Matola procedeu recentemente à entrega formal das Mozambikes aos seus beneficiários, que após algumas breves explicações sobre manutenção, puderam experimentar com entusiasmo as bicicletas.

Os objetivos deste projeto foram concretizados através desta parceria entre os dois clubes, numa primeira fase através da angariação dos fundos necessários, mas que numa segunda fase, já em desenvolvimento, passará por sensibilizar o sector das bicicletas para esta realidade, tendo o Rotary Club de Águeda já solicitado uma reunião à ABIMOTA para apresentação deste projeto.

“O primeiro passo foi dado, fizemos a diferença naquela comunidade juntando os dois clubes, agora, queremos envolver mais agentes transformadores, seja ao nível associativo seja ao nível empresarial”, referiu o Presidente do Rotary Club de Águeda, Carlos Franco.

 

Comentários