Rotários regressam dia 24 de março ao Pinhal de Leiria

A reflorestação do Talhão 258 ficou incompleta no dia 3 de março, devido ao mau tempo. Por isso, nova ação de reflorestação está já agendada para dia 24, sábado, a partir das 09h00.

No passado dia 3 de Março, os Rotários dos dois distritos nacionais, juntamente com o Interact e o Rotaract, procederam à reflorestação do talhão 258 do Pinhal de Leiria.

Estiveram envolvidos cerca de 270 voluntários, entre Rotários de norte a sul do pais, população em geral, escuteiros, e outras organizações e empresas solidárias.

A organização teve o apoio de seis Clubes Rotários – Marinha Grande, Leiria, Pombal, Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga e Alcobaça – bem como das Juntas de Freguesia de Marinha Grande e Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, GNR, Força Aérea, ICNF, Clube Automóvel da Marinha Grande, Tecfil, Lua Filmes e Emmad.

No entanto, o dia chuvoso (mau para os voluntários mas bom para os pinheiros) desmotivou alguns voluntários que tinham previamente manifestado a sua disponibilidade e forçou os presentes a terminar mais cedo a ação prevista, devido à intensidade do temporal que se abateu sobre o local.

Por isso, apenas pouco mais de metade do talhão foi reflorestado. Falta a outra metade, cerca de 15 ha, que é também a parte mais plana.

Como os Rotários têm o compromisso de finalizar os projetos em que se envolvem, vamos agora e por este meio lançar a campanha para acabar a tarefa. E estabelecemos que esse dia será o próximo dia 24 de Março, sábado, a partir das 09h00.

Apelamos aos Clubes envolvidos no projeto de reflorestação, e a todos quantos nos apoiam, e também às entidades e população, que no dia 3 de Março não tiveram oportunidade de se associarem a nós, que nesta nova data compareçam para que possamos no fim dizer que o talhão 258 foi reflorestado pela sociedade civil, sob a orientação dos clubes rotários.

Atempadamente daremos conhecimento dos detalhes desta campanha.

Empenho em melhorar a vida em comunidade

O Rotary, através dos seus vários projetos, dedica-se a ajudar a Humanidade há 113 anos. A organização, composta por mais de um milhão e 200 mil associados, começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago, a 23 de fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer os seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

Assim, hoje em dia o Rotary, que conta com parceiros como a ONU, a OMS, a UNICEF e algumas das principais organizações humanitárias internacionais, é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Em Portugal, o Rotary é constituído por 3321 rotários, associados a 159 Clubes, distribuídos por dois distritos: 1970 (a norte do país) e 1960 (a sul e ilhas).

Este movimento contempla também grupos de jovens que, com a sua ação, fazem a diferença pelo mundo. Em Portugal, existem 52 Clubes Rotaract (dos 18 aos 30 anos) com aproximadamente 450 membros, e 25 Clubes Interact (dos 12 aos 18 anos) com cerca de 250 membros.

Localização do talhão 258: Estrada Marinha Grande-São Pedro de Moel: 2,3 km após o final da malha urbana, corte à direita (segundo corte desde o final da malha urbana)

Coordenadas GPS: N 39º 45′ 11″ / W 8º 58′ 32″

Dados sobre o Talhão: Tem 30ha

Para a plantação, o terreno é dividido em 250 linhas de plantação. Cada linha recebe 200 pinheiros.