Representantes de 32 clubes participaram na Reunião Plenária das CIPs em Coimbra

Realizou-se em Coimbra, no Hotel Dona Inês, no dia 14 de Outubro, a Reunião Plenária das Comissões Inter-Países (CIPs) deste ano rotário, com organização do Rotary Club de Coimbra. Participaram 53 companheiros e companheiras, representando 32 clubes dos Distrito 1970 e 1960 do Rotary em Portugal.

A reunião contou com a participação do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro, que presidiu, do Governador do Distrito 1960 Afonso Malho, do Coordenador Nacional das CIPs, PDG Artur Almeida e Silva e de outros elementos da Coordenação Nacional, PastGovernadores, Presidentes e outros membros das Secções Portuguesas das CIPs.

Após as intervenções iniciais dos Governadores, do Coordenador Nacional e do Presidente do Rotary Club de Coimbra, Compº Jorge dos Santos Ferreira, foram tratados temas como:  “Enquadramento internacional, Missão e Objetivos das CIPs”, pelo PGD Rui Amandi, exCoordenador Nacional das CIPs;  “As CIPs e os Clubes Contacto” / “Comunicação e divulgação das atividades”, pela Companheira Cecília Sequeira, Vice-Coordenadora Nacional das CIPs e  “As CIPs, os Clubes Contacto, Projetos conjuntos e Subsídios Globais da R.F.”, pelo PGD Artur Almeida e Silva, Coordenador Nacional das CIPs.

Foram ainda apresentados 4 projetos de serviço (2 de cada Distrito) de iniciativa dos R.C. de Viana do Castelo, Portela, Vila Real e Oeiras que tiveram como parceiros internacionais os seus clubes contacto R.C. Bissau (D9101), R.C. São Paulo – República (D4610), R.C. São Tomé (D9150) e R. E-Club 9920 Francophone (D9920), respetivamente.

Na parte da tarde realizaram-se as reuniões de trabalho separadas das Secções Portuguesas de cada CIP, para ponto de situação das atividades desenvolvidas e em curso e perspetivas de futuro, cujas conclusões foram apresentadas na última sessão plenária.

A Reunião Plenária das CIPs terminou com intervenções finais do Coordenador Nacional e do Governador Soares Carneiro, que apontou como objetivo principal das CIPs a concretização de projetos de serviço às comunidades por iniciativa e apoio dos clubes contacto, tendo registado com agrado a apresentação de projetos realizada.