RC Viana do Castelo plantou 100 árvores na Serra de Santa Luzia

RC Viana do Castelo plantou 100 árvores na Serra de Santa Luzia

O Rotary Club de Viana do Castelo e os clubes das Novas Gerações (Rotary KIDs, Interact e Rotaract), plantaram 100 árvores na Serra de Santa Luzia, no passado dia 3 de fevereiro, no âmbito do Projeto “Um Rotário, uma Árvore”.

Este projeto está inserido nas iniciativas do Distrito 1970 e de Rotary International, tendo como objetivo a plantação de uma árvore por cada rotário, o que corresponderá a 1,2 milhões de árvores plantadas em todo o mundo.

O clube de Viana do Castelo  conseguiu assim plantar 60 carvalhos e 40 pinheiros-mansos num terreno da propriedade dos Baldios de Areosa, junto à Carreira de Tiro, contribuindo para o aumento da biodiversidade do local.

O crescimento destas espécies autóctones poderá ser acompanhado ao longo dos anos por toda a comunidade local, prevendo o clube o seu acompanhamento e monitorização, associando atividades de sensibilização e educação ambiental.

Para o sucesso desta iniciativa, o clube contou com a colaboração de todos os companheiros e com o apoio do Gabinete Florestal do Município de Viana do Castelo, dos Baldios de Areosa, dos Sapadores Municipais e da Junta de Freguesia de Areosa.

De modo a preparar esta plantação de árvores, foi efetuada uma tertúlia na sede do clube, no dia 30 de janeiro, onde foi debatida a temática das florestas ao nível do concelho e da região, com a participação dos membros do clube e da Engª. Fabíola Oliveira da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Comentários