RC Sandim organiza palestra com D. Carlos Ximenes Belo

O Rotary Club de Sandim está a preparar, para o dia 30 de maio, um jantar/palestra com o D. Carlos Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili.

O jantar/palestra, que irá realizar-se no Hotel Villa Sandini no dia 30 de maio, terá como tema “A paz e os direitos humanos em Timor” e está aberta à comunidade. As inscrições podem ser feitas através do secretário do clube Carlos Silva e do email: secretaria.rotarysandim@gmail.com

Carlos Filipe Ximenes Belo, Timor português, nascido em 1948, é um bispo católico timorenseque, que, em conjunto com José Ramos-Horta, foi agraciado com o Nobel da Paz de 1996, pelo seu trabalho “em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste”.

Após a independência de Timor-Leste, a 20 de maio de 2002, a saúde do Bispo começou a esmorecer, perante a pressão dos acontecimentos que tinha vivido. O papa João Paulo II aceitou a sua demissão como administrador apostólico de Díli em 26 de novembro de 2002. Após se ter retirado, Ximenes Belo viajou para Portugal para receber tratamento médico. No início de 2004, houve numerosos pedidos para que se candidatasse à presidência da república de Timor-Leste. No entanto, em maio de 2004 declarou à RTP que não autorizaria que o seu nome fosse considerado para nomeação. “Decidi deixar a política para os políticos” – afirmou. Com a saúde restabelecida, em meados de 2004, D. Ximenes Belo aceitou a ordem da Santa Sé para fazer trabalho missionário na Arquidiocese de Maputo, como membro da congregação dos Salesianos em Moçambique.