RC Porto Foz organizou debate sobre os incêndios em Portugal

RC Porto Foz organizou debate sobre os incêndios em Portugal

O quartel dos Bombeiros Voluntários Portuenses foi, no dia 29 de agosto, palco de um debate sobre o maior flagelo dos últimos tempos em Portugal, os incêndios. No jantar-palestra, organizado pelo Rotary Club de Porto-Foz, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Pedrogão Grande, Valdemar Alves e o Comandante dos Bombeiros de Pedrogão, Augusto Arnaut.

“A tragédia dos Incêndios” foi o tema da palestra que contou com a participação, para além do Presidente da Câmara e do Comandante dos Bombeiros de Pedrogão Grande, da Presidente da Associação dos Bombeiros Portuenses: arquitecta Maria João Martinho, do Companheiro João Almeida (especialista em prevenção de incêndios em áreas urbanas) e do Companheiro Manuel Pizarro.

Durante o debate foi discutido, em especial, o caso de Pedrogão Grande. O maior incêndio florestal em Portugal onde perderam a vida 64 pessoas. Foram debatidas diversas medidas e precauções a serem tomadas para evitar que situações do género se voltem a repetir. Foi ainda discutido a elaboração de protocolo para apoio conjunto à reflorestaçāo das zonas ardidas com árvores autóctones e árvores de fruto, para o qual o Rotary Club de Porto-Foz contribuiu com 500 euros.

Para Helena Alves, Presidente do clube organizador, o objetivo do evento era, além de ajudar ao processo de reconstrução de Pedrogão Grande, “conseguir criar laços e parcerias entre organizações e também autarquias para tentar minimizar as consequências dos incêndios”. “Se o Rotary não intervir na comunidade não é eficaz, e foi isso que nós fizemos”, concluiu Helena.

As verbas angariadas no jantar, cerca de 1000 euros, foram doadas aos Bombeiros Portuenses.

Presentes no evento estiveram ainda representantes de diferentes autarquias e municípios, bem como representantes da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Enfermeiros. O Past-Governador António Vaz esteve presente em representação do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro.

Manuel Pizarro, Mª João Martinho, António Vaz, Valdemar Alves e Luís Monteiro

 

Comentários