RC Penafiel organiza 1º Prémio Literário Germano Silva

O Rotary Club de Penafiel está a organizar o 1º Prémio Literário Germano Silva. O evento será anunciado no domingo dia 22 de outubro, durante a 10° edição do festival “Escritaria” em Penafiel. Um festival literário que, anualmente, homenageia a vida e obra de autores de língua portuguesa. Este ano, toda a cidade parece viver em torno de Miguel Sousa Tavares e dos seus livros.

O Prémio Germano Silva visa distinguir uma obra inédita de ficção (romance, conto ou novela) de um jovem autor português. Será um prémio anual e pretende homenagear o jornalista com o mesmo nome. O galardão será a edição dessa obra, a sua distribuição e promoção, no âmbito da promoção da escrita e da Língua Portuguesa como veículo de Comunicação e liberdade de expressão, valorizando a sua memória.

Germano Silva nasceu em Penafiel em 1931. Ingressou no jornalismo em 1956 como colaborador desportivo no Jornal de Notícias, onde ainda hoje mantém a coluna dominical “À Descoberta do Porto”. Escreveu também vários livros sendo que o último, lançado em 2016, chama-se “Porto revisitado: as melhores crónicas escolhidas por seis figuras da cidade”.