RC Figueira da Foz organiza palestra sobre a Floresta Portuguesa

” A Floresta Portuguesa: Ordenamento, Incêndios, Mitos e Equívocos” foi o tema debatido no Rotary Club da Figueira da Foz, no dia 17 de agosto. O evento, que decorreu no Hotel Mercure, teve como palestrante Carlos Vieira, diretor geral da CELPA – Associação da Indústria Papeleira Portuguesa.

A sala estava cheia para ouvir falar deste assunto tão atual e preocupante que afeta o nosso país: os incêndios e o ordenamento da floresta. Durante a palestra, Carlos Vieira, destacou as principais características da floresta portuguesa: primeiro é constituída maioritariamente por microfúndios, ou seja “propriedades com dimensão média inferior a 3 hectares”, depois existem muitos proprietários ou “terras sem dono conhecido”. Finalmente, e ainda uma característica da nossa floresta, é que tem uma situação de certificação florestal muito má comparada com o resto da Europa. Segundo o diretor da  CELPA, “apenas 10% da floresta portuguesa é que é certificada” pelas entidades reguladoras.

Carlos Vieira, licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo IST (1967-72), é diretor geral da CELPA desde janeiro 2016, e é ainda  Presidente de Direcção do Conselho da Fileira Florestal Portuguesa / PEFC Portugal. A CELPA  é a Associação da Indústria Papeleira e resultou da fusão, efectuada em 1993, entre a ACEL (Associação das Empresas Produtoras de Pasta de Celulose) e a FAPEL (Associação Portuguesa de Fabricantes de Papel e cartão).