Como os Rotários estão a ajudar no alívio de desastres

Por Pat O’Donnell, presidente da imagem pública do Rotary Distrito 5710 (Kansas, EUA)

Os 45 Rotary clubes do meu distrito juntaram-se para apoiar os esforços, de alívio de desastres, da organização internacional Heart to Heart no Texas e na Flórida. Logo depois do furacão Harvey ter devastado a costa do golfo do Texas com mais de 51 centímetros de chuva, seguido dos danos causados na Flórida pelo furacão Irma, os nossos membros do Rotary abriram os seus corações e os cheques para ajudar.

Os Rotary Clubs estão envolvidos com a Heart to Heart International, com sede em Lenexa, Kansas, EUA, desde a sua criação em 1992. Muitos dos seus fundadores e alguns dos seus membros do conselho são rotários, de modo que existe uma ligação natural e o interesse em apoiar a sua missão.

Inicialmente, o nosso governador de distrito, Adam Ehlert, pediu que cada um dos 2.400 rotários do distrito desse pelo menos 1$ para juntar aos fundos distritais. Até agora foram recebidos US$38.293 e uma quantidade significativa adicional foi entregue diretamente no site da Heart to Heart.

Os membros de clubes rotários também estiveram envolvidos na montagem e embalagem de kits de higiene para distribuição aos envolvidos em ambos os desastres. Quase 30.000 kits foram distribuídos nas áreas afetadas e a necessidade continua. Em Houston, a Heart to Heart planeia fornecer cuidados médicos nos próximos dois a três meses até que os provedores regulares possam reabrir as suas próprias clínicas. Alguns dos voluntários médicos voltaram ao terreno uma segunda vez após uma pequena pausa em casa. Esses serviços são fornecidos sem custo para os pacientes.

Da mesma forma, na Flórida, a Heart to Heart é a única organização que presta assistência médica de emergência aos residentes e respondedores na área de Big Pine Key.

Rotários e outros voluntários receberam doações numa série recente de jogos de basebol no Community America Ballpark. Os fãs de basebol, incluindo o comediante Bill Murray (dono de uma parte da equipa de basebol da liga profissional independente St. Paul Saints) contribuíram para o esforço.

O lema do Rotary “Dar de Si antes de Pensar em Si” é exemplificado pela diretora executiva de resposta a desastres da Heart to Hearts, Sue Mangicaro, cujo apartamento em Naples, Flórida, foi inundado enquanto ela estava a responder ao desastre do Texas. De acordo com o CEO da Heart to Heart, “ela ainda não teve tempo para ir para casa e lidar com a sua própria perda; Em vez disso, continua a liderar a nossa resposta médica na Flórida”.

Encontre mais informações sobre o Distrito 5710 do Rotary International  e sobre os seus esforços de ajuda em casos de desastre. Leia mais sobre fundos da Fundação Rotária criados para ajudar as vítimas do recente desastre.