Mensagem de outubro do Presidente Ian Risely

Caros colegas rotários,

Há alguns anos atrás, no museu em Melbourne, Austrália, onde a minha filha trabalhava, estava em exibição um pulmão de ferro . Para a maioria das pessoas da minha idade que se lembraram das terríveis epidemias de pólio da década de 1950, esse pulmão de ferro era um testemunho de quão longe a vacinação nos trouxera: até ao ponto em que aquele equipamento médico antes muito importante  se tornou numa peça de museu.

Para a maior parte do mundo, a história da pólio é simples: depois de anos de medo, uma vacina foi desenvolvida e uma doença foi conquistada. Mas para algumas partes do mundo, a história era diferente. Em vários países, a vacina não estava disponível, a vacinação em massa era muito dispendiosa, ou as crianças simplesmente não podiam ser alcançadas. Enquanto o resto do mundo relegava a poliomielite para os seus museus, nesses países, a doença continuava a ganhar força  – até que o Rotary deu um passo à frente e disse que todas as crianças, independentemente de onde morassem ou quais as suas circunstâncias, mereciam viver sem pólio.

Nos anos desde que o PolioPlus foi lançado, os esforços combinados do Rotary, dos governos do mundo e da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio baixaram a quantidade de casos de poliomielite de cerca de 350 mil por ano para apenas alguns até agora em 2017. Mas devemos chegar a zero casos, e ficar lá, para conseguir a erradicação. Para fazer isso, precisamos da ajuda de todos.

No dia 24 de outubro, marcaremos o Dia Mundial da Pólio. É um dia para comemorar o quão longe chegamos e uma oportunidade para todos nós aumentarmos a sensibilização e os fundos para completar o trabalho de erradicação. Solicito a todos os clubes do Rotary que participem de alguma forma nas atividades do Dia Mundial da Pólio, e eu encorajo-o a visitar o endpolio.org para obter ideias e registar o seu evento. Quer organize um leilão silencioso, uma visão de realidade virtual, uma caminhada de arrecadação de fundos, ou um Purple Pinkie Day, o seu clube pode fazer uma diferença real.

Este ano, o evento da nossa jornada mundial do dia da poliomielite acontecerá na sede da Fundação Bill & Melinda Gates em Seattle; Vai poder assistir a tudo em endpolio.org a partir das 2:30 p.m. Hora do Pacífico. Como muitos de vocês sabem, o Rotary comprometeu-se a arrecadar US $ 50 milhões por ano nos próximos três anos. Este montante será coberto 2-a-1 pela Fundação Gates – triplicando efetivamente o valor de todo o dinheiro que o Rotary angariar no Dia Mundial da Pólio e durante todo o ano. Vamos todos fazer a diferença no World Polio Day – e ajudar a End Polio Now.

Ian H.S. Riseley
Presidente, Rotary International