Mensagem de novembro do Governador Alberto Soares Carneiro

O Rotary é uma organização de lideres profissionais e comunitários de prestações de serviços às comunidades, a nível local, regional e mundial.

O Rotary é, pois, aquilo que faz. O nosso impacto depende da ação dos mais de 35 mil clubes rotários espalhados pelo mundo, os quais realizam, todos os anos, milhares de projetos nas nossas seis áreas de foco.

Na ação dos clubes rotários, a Fundação Rotária do Rotary Internacional (“The Rotary Foundation”) aparece como a organização de apoio à concretização dos projetos de serviço.

Por via da Rotary Foundation os Rotários conseguem fomentar projetos de serviço pelo mundo inteiro. Projetos com impacto, que transformam vidas.

Todos os clubes rotários do mundo têm trabalhado em parceria e com o apoio da Rotary Foundation e participado em projetos de serviço diversos:

– Em 2010 o Rotary construiu 800 casas para 3.600 habitantes das ilhas Fiji;

– O Rotary criou, no Vietname, sistemas de fornecimento de água potável para mais de 500.000 pessoas;

– O Rotary construiu várias escolas no Afeganistão para meninas que ficariam sem acesso à educação e apetrechou 13 escolas com laboratórios de informática;

– O Rotary, todos os anos, realiza milhares de intervenções cirúrgicas para combater a cegueira evitável (existem perto de 50 milhões de cegos que, com pequenas intervenções cirúrgicas, podem voltar a ver);

– Todos os anos, mais de 275.000 pessoas na Nigéria, África do Sul e Uganda recebem aconselhamento de saúde gratuito nos dias rotários de saúde da família;

– Foram, também, os rotários que, em 2004, depois do tsunami que afetou a costa do Sri Lanka, construíram 25 novas escolas, com bibliotecas e instalações desportivas, para mais de 14.000 crianças;

– Também foi o Rotary que, na Índia, construiu casas de banho para rapazes e raparigas em mais de 40.000 escolas.

Se o Rotary é o que faz e o que faz depende da ação concertada, das parecerias entre os clubes rotários de todo o Mundo, a Rotary Foundation é o instrumento essencial, fundamental, para a realização de projetos de serviço.

Sem ela o Rotary faria muito menos e, sobretudo, faria projetos com muito menos impacto.

Novembro é assim, o mês no qual devemos contar ao mundo o que a Rotary Foundation tem feito ao longo dos 100 anos de existência e como investiu já mais de 3,7 mil milhões de dólares em projetos humanitários.

Vamos, pois, divulgar a ação da Rotary Foundation e promover os projetos humanitários que nos permitiram continuar a Fazer a Diferença.

Alberto Soares Carneiro