Mensagem de março do Presidente de R.I Ian Riseley

Este mês marca os 50 anos da fundação do primeiro Rotaract Club, em 1968. Nesta edição especial sobre o Rotaract, conhecerão rotaractistas extraordinários e verão como eles estão a Fazer a Diferença.

Neste meio século de existência do Rotaract, o mundo passou por mudanças marcantes. Os jovens foram os que mais sentiram o enorme impacto destas transformações: a ascensão da tecnologia e da economia da informação, a propagação da educação e a tremenda influência da internet. Quando o Rotaract foi fundado, seria praticamente inimaginável que um adolescente ou jovem com os seus 20 anos pudesse ser um empresário ou CEO. Hoje, os jovens possuem uma capacidade sem precedentes de ter êxito – e o Rotary precisa, mais do que nunca, das suas ideias e entusiasmo.

Por muitos anos, o Rotary subestimou o Rotaract ao considerar os nossos jovens e os programas para a juventude meros precursores da afiliação ao Rotary e não como os programas valiosos e produtivos que são. Os rotaractistas são verdadeiros parceiros nos serviços do Rotary.

Atualmente, estima-se que 250.000 rotaractistas servem mais de 10.000 clubes em quase todos os países onde há Rotary Clubs. O impacto dos serviços que eles prestam é admirável considerando a limitação dos seus recursos. Os rotaractistas realizam inúmeros serviços com muito menos verbas do que a média dos Rotary Clubs. A energia e a visão deles adicionam algo valioso à família rotária e às nossas comunidades, e valorizamos muito isso. Considerem realizar reuniões e projetos conjuntos e cultivar o relacionamento com os rotaractistas – não apenas para perguntar se eles precisam de ajuda, mas para descobrir como podem trabalhar juntos. Conheçam os seus Rotaract Clubs e os seus associados – e certifiquem-se de que todos os rotaractistas sabem que podem contar com o seu Rotary Club.

Na realidade, apenas 27% dos Rotary Clubs patrocinam Rotaract Clubs, uma percentagem que tem-se mantido estável ao longo dos anos. Além disso, são poucos os rotaractistas que acabam por entrar no Rotary. À medida que comemoramos este aniversário do Rotaract, peço que todos os Rotary Clubs considerem patrocinar um Rotaract Club ou estreitar os laços com os seus Rotaract Clubs.

Durante 50 anos, o Rotaract propiciou aos jovens um caminho para encontrar as mesmas ligações nas suas comunidades, e o mesmo valor nos serviços, que os rotários encontram no Rotary. Os rotaractistas estão a ligar-nos com o Rotary do futuro e a ajudar a construir o Rotary de hoje.