Mensagem de março do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro

Mensagem de março do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro

Setenta por cento (70%) da Terra está coberta por água, mas 97% dessa água é salgada. Dos 3% restantes, menos de 1% é água doce acessível.

Segundo a OMS / UNICEF cerca de 2,1 biliões de pessoas (3 em cada 10) estão ainda sem acesso a água potável em suas casas e destas 884 milhões continuam mesmo sem acesso a água potável.

No que respeita ao saneamento só 39% da população Mundial “tem acesso a serviços sanitários seguros e com o respetivo tratamento de esgotos”.

Por falta de água potável muitas e muitas crianças irão morrer este ano de causas evitáveis, enquanto cada habitante de Lisboa consome 281 litros de água por dia (sendo a média nacional de 187 litros/dia.)

Estima-se que, para fornecer água limpa a uma pessoa, bastarão 24 dólares americanos e daí que o Rotary International tenha lançado uma campanha de, até 2030, fornecer água e saneamento a todas as pessoas escavando poços, construindo sistemas de filtragem de água, ensinando hábitos de higiene e o bom uso de água limpa.

Vamos, pois, participar em projetos humanitários que permitam o acesso a água potável e, assim, “Fazer a Diferença”, transformando vidas.

Porto, março de 2018

Comentários