Mensagem de janeiro do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro

Mensagem de janeiro do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro

Acabamos de passar um período de festa (Bom Natal, um Fim de Ano/ Ano Novo e o dia de Reis) e, como é costume, trocaram-se muitas mensagens (SMS e emails) “falando” com muitos amigos, mas, na verdade, os meios atuais de comunicação nem sempre nos permitem “tomar conhecimento direto com a angústia, a alegria do outro e com a complexidade da sua experiência pessoal”.

Muitos contactos, mas é cada vez maior o isolamento e maior a insatisfação nas relações pessoais.

Alem disso, as chamadas “redes sociais” permitem-nos difundir, muitas vezes sem critério, noticias e opiniões que nos chegam como “verdades absolutas” e que, mais tarde, verificamos serem erradas ou pouco rigorosas. Levados pela necessidade de “estarmos na rede” cometemos injustiças e compartilhamos comentários que, muitas vezes se revelam nefastos para as boas e sãs relações interpessoais.

Nós, Rotários, temos uma Prova (a prova quádrupla) de tudo o que pensámos, fazemos e dizemos que, acredito, terá toda a pertinência, também, nas nossas relações virtuais e se, com o seu uso, nos integrarmos constantemente (sobretudo antes de partilharmos ou colocarmos um gosto em noticias e comentários de outros) sobre o que partilhamos ou publicitamos:

  1. É a verdade?
  2. É justo para todos os interessados?
  3. Criará boa vontade e melhores amizades?
  4. Será benéfico para todos os interessados?

Eis um dos desejos que deixo para este ano de 2018: quando formos partilhar uma “noticia, imagem, opinião, responder a um email ou SMS devemos, sempre, lembrar-nos da Prova Quádrupla e verificar se o que vamos fazer ou dizer cumpre os preceitos da mesma.

Se o fizermos, certamente, evitaremos cometer muitas injustiças e mal-entendidos, fomentando entre todos as boas vontades e a tolerância.

Também por aqui podemos mostrar ao Mundo que “O Rotary Faz a Diferença”.

Aberto Soares Carneiro

Porto, janeiro de 2018

Comentários