Mensagem de fevereiro do Governador do Distrito 1970 Alberto Soares Carneiro

O Rotary dedica o mês de fevereiro à Paz e à Resolução de conflitos, mas, na verdade, todo o Movimento está comprometido com esse objetivo.

Quando realizamos propostas de serviço em áreas tão diversas como a água, o saneamento, o desenvolvimento económico, a educação e a saúde, o Rotary está a contribuir para um Mundo menos desigual; quando todos os anos, formamos 100 bolseiros pela Paz, ou, através dos intercâmbios de jovens e os intercâmbios da amizade, promovemos a multiculturalidade, a compreensão mútua e a amizade, o Rotary está a contribuir para a Paz entre os povos e as nações.

Vivemos, talvez, numa época histórica, com o menor número de conflitos armados. Não obstante, existem mais de 65 milhões de deslocados.

Daí que o nosso maior contributo para a Paz seja o de, através de projetos humanitários, duradouros, estruturais e sustentáveis, tornarmos o Mundo mais humano, mais solidário e menos desigual.

Ao fazermos isto – que é o que nos propusemos – estamos seguramente a contribuir para a Paz Mundial e para a resolução de conflitos de uma forma duradoura e não artificial.

Nós, Rotários, já fazemos muito, mas, sempre, em todo o caso, podemos fazer mais projetos humanitários e com eles esbater ainda mais as desigualdades existentes entre os povos das diferentes nações.

Alberto Soares Carneiro – Governador do Distrito 1970