Mensagem de dezembro do Presidente de R.I. Ian Riseley

Mensagem de dezembro do Presidente de R.I. Ian Riseley

Há 72 anos, a Organização das Nações Unidas foi fundada “para preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,… praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos”. Apesar dessas aspirações dignas e das décadas de investimento para alcançá-las, o “flagelo da guerra” ainda está connosco: no ano passado, mais de 102 mil pessoas morreram em 49 conflitos armados pelo mundo, alguns dos quais com mais de 50 anos de existência. Terrorismo, intolerância e extremismo; a crise dos refugiados; e a degradação ambiental são agora desafios globais.

Coletivamente, parecemos mais distantes do que nunca de alcançar os objetivos definidos com ambição e otimismo em 1945. No entanto, enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar para um futuro mais pacífico, não só por meio dos seus governos, mas também ao lado deles, a esperança persistirá. Hoje, o Rotary está mais bem posicionado do que nunca para exercer um impacto real e duradouro para a paz, por meio dos nossos programas dessa área de enfoque, como o de Bolsas Rotary pela Paz, e de todas as nossas áreas de serviço. Água, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento económico estão inter-relacionados e fazem parte das complexas interações que podem levar a conflitos ou que podem evitá-los. Para aproveitar melhor o nosso serviço em todas essas áreas, e assim maximizar o impacto para a paz, é essencial compreendermos essas interações e planearmos as nossas ações de acordo com elas.

Por esses motivos, agendamos seis conferências presidenciais para a construção da paz, que acontecerão entre fevereiro e junho no Canadá, Líbano, Reino Unido, Austrália, Itália e nos Estados Unidos. Essas conferências não se concentrarão na paz, mas na construção da paz. Nelas, falaremos das maneiras pelas quais podemos trabalhar para construir a paz através do serviço dos nossos Rotary Clubs e distritos. Cinco das conferências de um dia inteiro esclarecerão as ligações entre a paz e outra área de enfoque. A primeira conferência, em Vancouver, Canadá, explorará a ligação entre a paz e a sustentabilidade ambiental, outra esfera de grande preocupação do Rotary. Pode aceder ao cronograma completo e inscrever-se no site .

Os objetivos das conferências são simples: ajudar os rotários a encontrar novas formas de promover a paz através do servir, aprender com especialistas e fortalecer as nossas habilidades para construir a paz. Tenho esperança e convicção de que essas conferências vão-nos ajudar a aproximarmos-nos de um mundo mais pacífico porque O Rotary Faz a Diferença.

Comentários