Mensagem de dezembro do Governador Alberto Soares Carneiro

Aproxima-se o Natal e esta é uma época propicia à reflexão, à  solidariedade e ao humanismo.

O Rotary (cuja palavra significa rotatividade, movimento, evolução) é um Movimento de lideres profissionais e comunitários de prestação de serviço. Os clubes rotários não são clubes sociais ( pois não se limitam a desenvolver as relações sociais) nem são clubes de amigos (que se reúnem para mera recreação). São, isso sim, clubes de serviço humanitário.

Os rotários não devem ser meros benfeitores mas construtores de benfeitorias comuns. Gente que se interessa, que se preocupa e que, altruisticamente, transforma, de forma sustentável e duradoura, vidas.

Por isso é que colocam ao serviço dos outros e das comunidades os seus conhecimentos profissionais e as suas qualidades pessoais. Os rotários compartilham o tempo, o seu esforço e a sua dedicação ás causas humanitárias.

Mas, atentemos bem, compartilhar não significa dar o que nos sobra; compartilhar é dar o que nos faz falta: “Dar de si mesmo para o bem de todos”.

Não é preciso fazer-se nenhuma revolução mas tornam-se muito relevantes pequenos gestos que, praticados em comum, ajudam a construir um Mundo melhor. Com pequenos gestos e com o seu simbolismo ajudamos, todos os dias, a resolver os graves problemas da humanidade (fome, saúde, falta de água potável e de educação), seja elaborando projetos de serviço, seja participando em projetos humanitários concebidos  e idealizados por algum ou alguns dos mais de 35.000 clubes rotários existentes no Mundo.

Neste período de reflexão e, também, de consumismo exacerbado, do prazer instantâneo, vamos reservar uma parte de nós para darmos uma prenda à humanidade, participando ativamente em projetos humanitários transformadores da vida das pessoas e não de mera caridade ou, então, apoiando a nossa Rotary Foundation para que, através dela e com o seu financiamento, consigamos ajudar a resolver os problemas da humanidade (a Rotary Foundation já investiu mais de 3,7 Mil Milhões de dólares em projetos humanitários).

Pequenos gestos causam grandes impactos, como é exemplo disso o que os clubes rotários do Distrito 1970 do Rotary International, fizeram recentemente a favor do combate à paralisia infantil (Pólio), realizando dezenas de refeições frugais que, em conjunto, permitiram a vacinação de mais de 127.000 crianças que, assim, ficaram livres desta terrível doença infantil.

Gestos simples mas com muito significado e impacto.

Desejo a todos, estejam onde estiverem, um Bom Natal e que os valores rotários encham os vossos espíritos da vontade de fazer da Humanidade a Vossa Missão.

Alberto Soares Carneiro