A incrível capacidade do Rotary de juntar pessoas

Por Gabriel de Jesus Abade, ex-estudante do Rotary Youth Exchange

Quando eu tinha 16 anos, como a maioria dos adolescentes, estava preocupado com a minha própria vida. Eu nunca tinha pensado em juntar-me a um clube de serviço ou dedicar-me a ajudar os outros. Mas isso mudou quando um amigo do ensino secundário começou a falar comigo sobre o Rotary e as suas ações locais e globais. Fiquei cativado e quis aprender mais. Então dei os meus primeiros passos no Rotary como membro do Interact Club de Lauro de Freitas. Através do clube, consegui contribuir de maneiras pequenas para mudar a minha comunidade para melhor.

Gabriel de Jesus Abade, à direita, encontrou-se com o seu conselheiro de intercâmbio, Richard Bates, durante a Convenção Internacional do Rotary de 2015 em São Paulo.

Também foi lá que entrei em contacto com o programa Rotary Youth Exchange através de estudantes de intercâmbio que moravam no meu distrito. Isso despertou algo dentro de mim, e senti um desejo de ir embora e experimentar algo novo. Participei de uma troca de jovens e fui para Freeport, nas Bahamas, no Distrito 6990 e mudou minha vida de tal maneira que nem sei como explicar. Ainda está a moldar muitas das minhas decisões atuais. Muito do que eu faço hoje está relacionado com a mudança que passei há nove anos. O intercâmbio abriu-me os olhos para um mundo maior do que o meu próprio bairro, cidade, estado e país. E não havia como voltar atrás.

Voltei ao Brasil com um senso de dever. O Rotary teve um impacto muito grande na minha vida e senti que precisava de retribuir de alguma forma. A minha mãe sentiu o mesmo. Ela até se tornou rotária. Tornei-me membro do Rotex no meu distrito, um grupo de ex-alunos de intercâmbio de jovens que ajudam novos estudantes de entrada e de saída durante a troca, de 2010 a 2015. Nós alojamos cinco estudantes de intercâmbio e recebemos inúmeros outros para estadias mais curtas. Durante o carnaval, que é um grande evento na minha cidade natal de Salvador, estudantes de intercâmbio que ficaram noutras cidades do Brasil vieram até a nossa casa para experimentar o carnaval com os supervisores do Rotary.

A minha sensação de ter que retribuir também levou-me a tornar um membro do Rotaract. O clube, Salvator-Aratu, é muito ativo e conseguimos impactar a nossa comunidade de forma bastante impressionante. os nossos projetos incluíam a distribuição de alimentos para os sem-abrigo, fornecimento de hospitais com colchões, organização de clínicas médicas e financiamento de aulas particulares para estudantes de escolas públicas. Lá fiz algumas memórias e amigos maravilhosos, com quem ainda me mantenho em contacto. Eu acho que é exatamente isso que eu sinto sobre o Rotary: é uma grande família internacional. Entre os rotários, sinto-me à vontade, em casa.

Uma imagem perfeita do Rotex, pessoas especiais, momentos especiais e muitos sorrisos.

Em 2015, decidi participar na Universidade Friedrich-Schiller, na Alemanha, para estudar o sistema jurídico europeu. Participei no clube local do Rotaract e conheci algumas pessoas fascinantes. Durante a minha primeira reunião, conheci uma jovem chamada Julia, e já namoramos há mais de 2 anos. Isso é precisamente o que me espanta no Rotary: a capacidade de juntar as pessoas, apesar dos seus antecedentes históricos ou geográficos, superando barreiras culturais e criando esta arte especial de pensamento/pertença global.

Atualmente estou no Brasil e preparo-me para defender a minha tese de bacharel. Não tenho certeza do que está por vir depois de me formar. Mas uma coisa da qual tenho certeza é que seja no Brasil, na Alemanha ou em qualquer outro lugar o Rotary sempre será uma parte da minha vida.