Governador Soares Carneiro visitou o grupo de investigação 3B’s em Guimarães

A Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Guimarães decorreu na quinta-feira dia 22 de março. Do plano da VOG fez parte a visita às instalações de um importante grupo de investigação da cidade: o 3 B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos). Soares Carneiro foi acompanhado pelo Vice-Diretor do grupo, o Professor Nuno Neves, a quem também explicou o que era o Rotary e os seus objetivos.

Este grupo de investigação, que pertence ao novo Laboratório Associado do Governo Português ICVS / 3B´s, é o único destes laboratórios totalmente baseados na Universidade do Minho. Foi fundado em 1998 e apoia uma equipa multidisciplinar e altamente qualificada que trabalha na interface da biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciência dos materiais.

O objetivo do grupo de investigação 3B’s é desenvolver novos biomateriais (hidrogéis, scaffolds, membranas, nano/micropartículas) baseados em polímeros naturais para aplicações na entrega de medicamentos e engenharia de tecidos de ossos, cartilagens e pele. Isto é conseguido através do desenvolvimento de várias ferramentas de isolamento/purificação e métodos de processamento, o que permite a fabricação de biomateriais integrados. A pesquisa no 3B’s é financiada por diversas bolsas de programas a nível europeu e nacional.