Governador do Distrito 1970 conheceu a Cooperativa de Ovicultores de Valpaços

Realizou-se na quinta-feira dia oito de março a Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Valpaços. Do plano da VOG fez parte a passagem pela Cooperativa de Ovicultores de Valpaços, considerado o 9º melhor lagar de azeite do mundo. A visita do Governador às instalações foi acompanhada pelo diretor José Ventura, a quem explicou o que era o Rotary.

A cooperativa, produtora de azeite, foi fundada em 1951. O lagar inicial era constituído por duas Clamigulas e três prensas, tinha a capacidade de laboração de 10.000 kg/14h, a electricidade era produzida através de um gerador da marca Lister. Em 2000, depois de vários investimentos, foi inaugurado um novo edifício e um armazém da Cooperativa com 9.000 m2 de área coberta.

A produção média anual de azeitona é de 10 milhões de quilos, que equivalem a cerca de um milhão e seiscentos mil litros de azeite. É colocado no mercado sob três marcas da propriedade da Cooperativa: Rosmaninho, Vilanova e Ancestral. A COV, que tem mais de 2000 associados, recebe anualmente vários prémios, e o seu azeite está na lista dos 20 melhores do mundo.