Evento sobre stalking enche auditório da Universidade Católica em Braga

Evento sobre stalking enche auditório da Universidade Católica em Braga

Braga – Mais de 400 pessoas lotaram, na quarta-feira, 28 de fevereiro, o auditório da Universidade Católica em Braga para assistirem ao 1º Fórum Nacional “Stalking – Prevenir e Atuar”, organizado pelo Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Rota Solidária (NRDCRS). Entre os vários especialistas convidados esteve António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, vítima desse tipo de crime, um dos primeiros casos conhecidos em Portugal e o primeiro a ser julgado.

Os participantes puderam abordar a problemática do stalking através de diversas perspetivas e discutir soluções para uma melhor abordagem por parte das autoridades policiais e judiciais. Os oradores debateram ainda as diversas ações que poderão conduzir à diminuição desse crime junto da sociedade portuguesa.

O termo inglês descreve uma forma de violência, caracterizada por um conjunto de comportamentos de assédio persistente, perpetrado por uma pessoa contra outra sem que esta última os deseje ou consinta, invadindo repetidamente a sua esfera de privacidade e perseguindo-o com telefonemas, mensagens por telefone ou nas redes sociais, ameaças, encontros forçados e de muitas outras formas.

O autor destes comportamentos de assédio pode, ou não, ser alguém que a vítima conhece, ainda que frequentemente seja perpetrado por ex-parceiros íntimos, amigos, pessoas conhecidas, vizinhos, colegas de trabalho, alguém com quem a vítima tenha contactado no âmbito da sua profissão ou mesmo pessoas desconhecidas. Embora tenha uma maior incidência em mulheres adultas, no evento ficou claro que o tema deve ser abordado desde cedo como indicam diversos dados sobre a violência no namoro em jovens do ensino secundário e universitário.

Ao organizar este 1º Fórum, para além do objetivo de sensibilizar a sociedade civil, o NRDCRT pretendeu criar condições para, posteriormente, realizar de ações junto das escolas e universidades de forma que a informação chegue mais cedo e mais longe. Teve ainda o objetivo de alertar os profissionais, pais e professores, que diariamente lidam com jovens, para que saibam sinalizar e intervir com recursos positivos e adequados.

—-

Contando com uma Comissão de Honra composta por algumas das principais individualidades da cidade – o Presidente da Câmara de Braga, Dr. Ricardo Rio, o Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Doutor João Manuel Duque, a Vice-reitora da Cultura e Sociedade da Universidade do Minho, Prof. Doutora Maria Manuela Martins, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga – o evento teve como oradores a Prof. Doutora Marlene Matos, Coordenadora do Grupo de investigação sobre stalking em Portugal, a Prof. Doutora Maria Veiga Branco, Investigadora de Inteligência e Competência Emocional, a Dra. Marta Mendes, Gestora do GAV de Braga da APAV, o Frei Fernando Ventura, Teólogo, Escritor e Comentador, a Dra. Paula Allen, Fundadora da Associação Plano i, Observatório de Violência no Namoro, o 1º Sargento Paulo Pinto, Chefe do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas da GNR Porto, o Dr. Ricardo Sousa, Presidente do Associação juvenil SYnergia, o Dr. Tito de Morais, fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net, e Antonio Manuel Ribeiro, autor do 1º livro autobiográfico sobre stalking, em Portugal, fundador e vocalista dos UHF.

O evento, considerado como tendo sido um êxito por vários dos participantes, contou com o apoio do Município de Braga, da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, da Universidade do Minho, da Press Team Comunicação, da Farmácia Narcisa C. Dias, do Rotary Clube de Braga-Norte, da AEPUM – Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho, da AEDUM – Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho, da Delta Cafés, da Guarda Nacional Republicana, da APAV – Gabinete de Apoio à Vítima de Braga, da Associação Plano i, do Projeto MiudosSegurosNa.Net, do SYnergia, da Escola Profitecla e do Rotary Clube de Braga-Norte, clube rotário patrocinador do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Rota Solidária.

Comentários