Dia do Rotary na ONU repleto de campeões da paz e workshops

Por Geoff Johnson

O Palais des Nations em Genebra, construído como sede da Liga das Nações, continua a ser um emblema duradouro da esperança da humanidade para a paz global, tornando-se num cenário ideal para o Dia do Rotary deste ano nas Nações Unidas a 11 de novembro.

Para destacar o tema deste ano – Paz: Fazer a Diferença – o evento incluirá workshops dedicados à sustentabilidade e à paz, bem como um workshop sobre educação, ciência e paz, projetado por e para jovens líderes.

Uma variedade de oradores contribuirá para a discussão, incluindo o presidente do Rotary International, Ian H.S. Riseley; Presidente do fundo da The Rotary Foundation, Paul A. Netzel; Walter B Gyger e Claudine Wyssa, os representantes do Rotary International para a ONU/Genebra; e Dr. Mohanned Arabiat, presidente da Generations for Peace.

O secretário geral do Rotary, John Hewko, apresentará cada uma das Pessoas em Ação: Campeões da Paz. Eles são:

• Jean Best, Rotary Club de Kirkcudbright, Escócia
  • Taylor (Stevenson) Cass Talbott, Bolsista do Rotary, Portland, Oregon, EUA
  • Ann Frisch, Rotary Club de White Bear Lake, Minnesota, EUA
  • Safina Rahman, Rotary Club de Dhaka Mahanagar, Bangladesh
  • Alejandro Reyes Lozano, Rotary Club de Bogotá Capital, Colômbia
  • Kiran Singh Sirah, Bolsista da Paz Rotária, Tennessee, EUA

Outros destaques incluirão uma cerimónia de plantação de uma tulipa da pólio, atualizações sobre a erradicação da doença e observações de encerramento de Edwin Futa, diretor da Rede Representativa do Rotary.

Parceria para a paz

O Dia do Rotary na ONU termina a Semana da Paz de Genebra. Os organizadores desse evento incluem o Instituto de Economia e Paz, um grupo de reflexão global que utiliza pesquisa baseada em dados para analisar a paz e quantificar seu valor económico.

No verão, o instituto e o Rotary anunciaram uma parceria estratégica que combinará as forças individuais das duas organizações – pesquisas empíricas e ligações com a comunidade – para focá-las na resolução de conflitos e na obtenção da paz.

No dia 8 de novembro, como parte da Semana da Paz de Genebra, o instituto vai-se juntar ao Centro de Políticas de Segurança de Genebra para organizar um painel de discussão, “Construindo a Evidência para uma Melhor Prevenção”. Organizado na Maison de la Paix, avaliará sistematicamente a prevenção de conflitos e métodos de construção da paz no contexto de um quadro de pesquisa.