Como conseguimos duplicar os nossos membros num ano apenas

Por Fely R De Leon, Past-Presidente do Rotary Club de Hundred Islands, Pangasinan, Filipinas

Quando me tornei presidente do meu clube, partilhei um sonho com alguns dos oficiais de que o clube poderia ter uma centena de membros. Mas como? Tínhamos apenas 31 a1 de julho de 2016.

Eu enfrentei desafios em duas frentes. Tive que tornar todas as reuniões animadas e agradáveis. Tive que fazer do nosso, o clube de escolha para quem procurava uma organização digna para se juntar.

Na primeira frente, tive que reestruturar as nossas reuniões monótonas e formais para umas em que o membro pode realmente sentir-se “em casa”. Mesmo os novos membros poderiam, de forma descontraída, contribuir para o livre fluxo de ideias. Todos foram encorajados a apresentar opiniões sobre todas as questões. Eu dei responsabilidades a cada membro, e até atribuí  presidências de projetos a membros novos. Aproveitei a experiência dos ex-presidentes que se tornaram conselheiros e confidentes.

Festas de companheirismo

Rapidamente, os membros começaram a sentir a camaradagem e o prazer de ser rotário. A última reunião do mês tornou-se a nossa festa de companheirismo, organizada pelos aniversariantes desse mês em particular. Os temas eram selecionados e comida e bebidas eram abundantes. Essas festas de companheirismo tornaram-se momentos muito antecipados, que aumentavam a moral para todos.

Como resultado, tornou-se fácil para nós embarcar em grandes projetos. Até nos juntamos com o governo local e outras organizações em muitos projetos. Mesmo o Lions International tornou-se um aliado.

Certifiquei-me de que esta mudança de estratégia e o vigor renovado que se seguiram eram comunicados ao público e até mesmo entre os clubes e os rotários no Distrito 3790, através das redes sociais e do jornal local, bem como de banners e gravações que anunciavam os nossos projetos. Eu também certifiquei-me de que era dada muita importância à imagem pública.

Recrutamento

Atacar a segunda frente tornou-se agora mais fácil com a imagem favorável que criamos desde o primeiro momento. Tornou-se uma tarefa natural de cada rotário atrair outros membros. Mais de vinte dos nossos membros trouxeram amigos que também se tornaram membros motivados.

Talvez não tenhamos alcançado o nosso objetivo de cem membros. Mas acabamos com 80, tornando o nosso clube o maior do nosso distrito.