“A beleza que não é só minha” – exposição fotográfica dos alunos da U.S. do RC Tondela

“A beleza que não é só minha” – exposição fotográfica dos alunos da U.S. do RC Tondela

Desde 25 de janeiro e até 19 de fevereiro está exibição, na ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, uma exposição fotográfica protagonizada por 21 alunos da Universidade Sénior de Tondela. “A beleza que não é só minha” é o nome da exposição e tem por objetivo desmitificar a sensualidade na terceira idade.

O projeto foi construído ao longo de dois anos nas aulas de gerontologia social e foi idealizado pela professora Patrícia Marques. “Eu tinha a vontade de fazer um trabalho que pudesse ressaltar a beleza na terceira idade. Trabalhar isto com eles não era muito fácil. Falar de beleza, sexualidade, sensualidade na terceira idade é um grande tabu. No entanto falei-lhes da minha ideia… e para meu espanto todos aceitaram de imediato”, afirmou a professora.

Para o fotógrafo, Carlos Teles, este foi um trabalho muito especial e desafiante: “Eu fiquei logo muito entusiasmado e achei que se podia fazer coisas muito interessantes. Eles foram fantásticos, deixaram-me trabalhar e sentiram gozo em fazer aquilo.”

Os modelos desta sessão, todos com mais de 65 anos, ficaram espantados e felizes com o resultado final. Na primeira vez que viu as fotografias Filomena Marques ficou sem palavras, depois lá conseguiu soltar um “Afinal ainda sou linda” e José Marques afirma que ficou de boca aberta, “o ego está em cima, foi uma experiência ótima”.

Estes 21 retratos, despidos de preconceitos e vergonhas, estão em exibição até 19 de fevereiro na ACERT em Tondela.

 

 

 

Comentários