Por que é que as Bolsas de Estudo do Rotary são investimentos sustentáveis

Por Sarah Ehlinger Affotey

Depois de receber uma bolsa de estudos do Rotary em 2011, pressionei-me muito a mim própria para “fazer tudo bem”, ou seja, dar ao Rotary um retorno sólido sobre seu investimento. Com cada mês que passava no Gana, o que eu primeiro julgava ser periférico – as amizades, as conversas e a ruptura dos estereótipos – eram na realidade avançar no entendimento mundial, na boa vontade e na paz. Quão engenhoso é que essa bolsa de estudos permitiu-me avançar subconscientemente na missão do Rotary?

Apesar de todos esses retornos “não tangíveis”, no final do programa do meu mestrado no Gana eu estava ansiosa pela ação do mundo real. Enquanto aguardava a minha revisão de tese e pelo horário de graduação (às vezes, um processo de um ano), um rotário do meu clube anfitrião falou-me sobre a sua ONG nos arredores de Accra. Ela disse-me que a comunidade sofria de uma grande pilha de lixo que estava a contaminar as suas águas. Com os meus antecedentes em saúde ambiental, eu juntei-me imediatamente ao potencial projeto, mas não sabia como ajudar a fazer isso acontecer.

Principais conclusões
Nós tentamos encontrar fundos mas sem sucesso. Eu estava de volta aos EUA a apresentar numa conferência distrital e achei que não faria mal mencionar o projeto. Como se viu, o presidente do Rotary Club de Houghton da altura, tinha imunizado, uma década antes, crianças contra a poliomielite no Gana e ficou entusiasmado com a ideia. Se não fosse por essa serendipidade, não tenho certeza se o projeto se teria materializado.

Também foi um bom momento porque conheci o futuro governador de distrito; ex-presidente do Rotary Club de Appleton, que patrocinou minha bolsa de estudos da embaixada. Então, quando eu voltei para o Gana para escrever uma bolsa global, eu tinha o apoio da liderança nos EUA para encontrar as contribuições necessárias do clube. A incrível rede do Rotary apareceu quando mais importava. E não poderia ter acontecido se não fosse pela minha bolsa de estudos.

Uma conclusão para outros estudantes, sobre a minha experiência, é que fazer muitas e muitas apresentações nos EUA depois da minha bolsa permitiu que eu me tornasse num rosto familiar. Isso ajudou enquanto eu procurava ajuda na bolsa. Uma conclusão para os rotários sobre a minha experiência é que os estudantes são recetivos às oportunidades de projetos (e não apenas visitas de serviço únicas). A nossa energia, experiência no terreno e papel como ligação entre clubes e países podem ser muito importantes para projetos.

Efeito bola de neve
Depois de ter uma experiência de bolsa  global, consegui dar mais apresentações sobre esse projeto. Isso levou ao meu envolvimento com outra bolsa global para um projeto de água na Serra Leoa e uma bolsa distrital para um projeto de água no Gana.

Às vezes, a energia de ativação necessária para iniciar um projeto é assustadora, mas uma vez que uma bola de neve começa a formar-se, ela aumenta rapidamente de tamanho. O que começou como uma bolsa de estudos do Rotary transformou-se em inúmeras relações ao longo da vida, três projetos Rotary bem-sucedidos e uma carreira na saúde global. Os bolseiros do Rotary reconhecem que somos investimentos. Nós realmente apreciamos a ajuda na criação de retornos sustentáveis!

Sarah Ehlinger Affotey foi uma bolsista rotária da Embaixada  em 2011-2012. Ela estudou Geografia e Desenvolvimento de Recursos na Universidade de Gana e agora trabalha para o Milwaukee Global Health Consortium.