Ainda há tempo para participar no desafio de Ian Riseley de plantar 1,2 milhões de árvores

O Dia da Terra, 22 de abril de 2018, está a aproximar-se rapidamente, e é também a data de encerramento do Desafio de Sustentabilidade Ambiental do Presidente Ian Riseley de plantar 1,2 milhões de árvores: “Plantar uma árvore por cada rotário”. Muitos distritos e os seus clubes já participaram. Parabéns se os clubes do seu distrito já tiverem concluído o desafio. Se não, ainda há tempo!

Até ao momento, mais de 3.370 projetos de Plantação de Árvores foram enviados à Mostra de Projetos do Rotary. Pode rever estes projetos para tirar inspiração e ideias, ao entrar ao my.rotary.org e usar este link para procurar a palavra-chave “árvore”. (Dica: a procura só funciona automaticamente quando está com a sessão iniciada!).

Na página principal doa mostra de Projetos Rotários, também pode selecionar a palavra-chave “categoria” e marcar a nova frase “Meio Ambiente”. A Plantação de Árvores é um projeto ambiental que conta para os requisitos para ganhar a Menção Presidencial de 2017-18. No entanto, muitos projetos de Plantação de Árvores ainda não foram marcados nesta categoria.

ESRAG, o Grupo de Ação de Rotários para a Sustentabilidade Ambiental, por sugestão do Presidente Riseley, também oferece a oportunidade de relatar as atividades de plantação de árvores do seu distrito e dos seus clubes. Por favor, informe o número de árvores que foram plantadas em https://www.esrag.org/2017-2018-trees-planted-counter. Isso permitirá que a ESRAG comece a medir, acompanhar e partilhar os seus esforços de sustentabilidade ambiental por todo o movimento Rotary. Para os objetivos do ESRAG, estamos a dar crédito aos projetos planeados e financiados até 22 de abril de 2018, mesmo que as árvores não tenham sido plantadas até essa data.

Um evento de plantação de árvores de clubes ou distritos é uma ótima oportunidade para o serviço de “sujar as mãos”, organizar um evento multigeracional para membros da família, envolver membros do Interact e do Rotaract e aumentar a visibilidade do Rotary na sua comunidade. E como o presidente Ian observou, é uma ótima maneira de reafirmar isso: “Sustentabilidade ambiental. . . é, e deve ser, a preocupação de todos! ”.

Se for tarde demais para os seus clubes organizarem os seus próprios projetos de plantação, também poderão participar no desafio ao financiar a plantação de árvores noutros distritos e com parceiros do Rotary. O ESRAG mantém uma lista deles. Se o seu distrito está envolvido num projeto em andamento que precisa de recursos, gostaríamos de saber sobre isso também. Para partilhar estas informações ou solicitar informações específicas que ajudarão o seu distrito a participar do encontro do Desafio de 1,2 milhão de árvores do Presidente Ian, entre em contacto com o ESRAG através de trees@esrag.org.

Obrigado por tudo que faz!
Peter L. Moralée, PDG
Presidente ESRAG