A água está a construir amizades e a mudar vidas no Sri Lanka

Por Katie Conlon, estudante de doutoramento na Universidade de Portland State em Portland, Oregon, EUA

Ao longo das estradas irregulares do Sri Lanka e através de campos de arroz intermitentes e selva, o nosso grupo demorou horas, mesmo com habilidades de navegação, a encontrar a última aldeia. Mas, quando viramos uma esquina, tivemos uma primeira visão do comité de boas-vindas da aldeia, uma fila de 50 motocicletas montada para nos escoltar até ao Projeto de Água Nawa Teldeniya.

Foi muito impressionante que a aldeia tenha conseguido arranjar uma entourage tão grande para nos receber. O autocarro e as motocicletas andaram connosco os restantes quilómetros até à aldeia, e a nossa procissão cresceu à medida que os moradores saíam das suas casas e campos. Quando chegamos à entrada de Nawa Teldeniya, toda a aldeia estava reunida.

Uma bailarina na festa de boas-vindas.

A fila de motocicletas passou o papel de líder da procissão para a tradicional companhia de dança Kandyan da aldeia. Filas de crianças vestidas em trajes brancos imaculados presentearam-nos com flores. Os bailarinos usavam trajes coloridos e tradicionais adornados com peças de peito de prata e peças de cabeça que brilhavam ao sol enquanto giravam, tamborilavam e dançavam de volta para o coração da aldeia. Este foi um magnífico acolhimento para uma amizade recém-formada e uma parceria internacional que envolveu um projeto de subsídio global do Rotary.

O dom da água limpa, um direito humano básico, despertou essa alegria e entusiasmo da parte dos aldeões. Durante séculos, o cultivo de arroz nas províncias centrais do norte do Sri Lanka dependeu de reservatórios feitos pelo homem que coleccionavam e armazenavam água durante as estações chuvosas. Nas últimas décadas, a doença renal crónica está ligada a fertilizantes agrícolas e pesticidas que poluem os reservatórios, os canais de irrigação e os lençóis freáticos. Esta água subterrânea, por sua vez, enche os poços comunitários que fornecem água potável. Centenas morrem todos os anos desta doença.

A poluição é irreversível. A única maneira de remover os íons de metais pesados dissolvidos responsáveis pela doença é através do processo de osmose reversa. Através de um subsídio global da The Rotary Foundation concedida ao Rotary Club de Colombo, no Sri Lanka e a oito Rotary Clubs do Distrito 6600 em Ohio, plantas de osmose reversa foram construídas e estão agora a fornecer água potável a sete vilas que cultivam arroz no Sri Lanka afetadas pela doença renal crónica. Cada planta de água serve 1.400 pessoas. E há financiamento suficiente para construir mais cinco dessas plantas nos próximos meses; trazendo a contagem do subsídio, eventualmente, para 13 centros.

Ao longo de duas semanas, em janeiro, a delegação de nove rotários de Ohio e oito de Colombo formaram um grupo central, e numerosos rotários de Colombo e da província central do norte uniram-se para vários estágios da visita ao centro de filtração de água para ver os frutos do trabalho de um ano e comemorar oficialmente os centros concluídos.

Os rotários visitantes, incluindo o governador de distrito Deb Cheney (à direita), fazem um brinde para comemorar a água potável.

Comprometidos com o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, estes Rotary Clubes associaram-se para resolver os problemas cruciais de acesso à água potável e prevenir doenças renais crónicas, que criam uma situação insuportável para a subsistência e a saúde nas aldeias da província central do norte. no Sri Lanka.

De volta à aldeia, a folia do dia continua, e sorrisos e calor irradiam de todos os presentes. Depois de sermos entretidos por dança e música, começou a cerimónia de inauguração do centro de filtragem de água. A placa de inauguração revela os nomes dos grupos rotários nacionais e internacionais que fizeram parceria para este projeto. São tiradas fotos comemorativas. A máquina de osmose reversa é accionada e a água é derramada entre vários aplausos. Nada é mais doce do que o primeiro gole de água limpa depois de décadas a beber água poluída. Para rotários e aldeões, este dia de água potável é um dia que não será esquecido.