O que eu adoro no Rotaract

Por Elyse Lin, membro do Rotaract Club de Taipei Tin Harbour, Taiwan

Nunca mais esquecerei o jantar que mudou a vida. Era junho de 2013 e os membros do Rotary Club de Taipei Tin Harbor convidaram-me para uma reunião especial. Os rotários, que patrocinaram o clube de serviço de estudantes a que eu pertencia no campus, queriam começar um novo clube Rotaract com todos os estudantes universitários que eles ajudaram. A minha experiência desde que entrei nesse novo clube, há quase cinco anos, superou as minhas expectativas.

As duas coisas que eu amo sobre o Rotaract são a orientação e a amizade. Toda jornada que já tomei no Rotaract começou com desafios, e membros do meu clube anfitrião sempre estiveram lá para me ajudar. Uma vez, lembro-me de ter dificuldades com um documento. Quando cheguei a Tina Kao, ex-presidente do nosso clube anfitrião, ela disse: “Não se preocupe. Eu terminei por você. Só queria facilitar sua vida “.

Os rotarianos nos guiam pelo exemplo, mostrando-nos como liderar, lidar com conflitos e servir a nossa comunidade. O que aprendi com eles. Eu aplico minha vida diária sempre que enfrento um novo desafio.

A rede global do Rotaract espanta-me. Quando participei na minha primeira convenção internacional em Sydney, 2014, fiquei impressionado por conhecer amigos do Rotaract de todo o mundo. Todos falamos a mesma língua de serviço e companheirismo. Desde então, tento participar em todos os eventos internacionais para ter a oportunidade de conhecer novos amigos, trocar ideias e discutir as possibilidades de fazer o bem juntos.

Em setembro do ano passado, eu era presidente do comité organizador anfitrião da Interota em Taipei, Taiwan, e alojei 750 convidados do Rotary e Rotaract de 35 países. Foi especial ter finalmente a oportunidade de alojar amigos do Rotaract de todo o mundo na nossa cidade natal. Celebramos 50 anos do Rotaract, aprendemos com líderes inspiradores, partilhamos coisas das nossas diferentes culturas e experiências, e fizemos um projeto de serviço juntos. Foi tão compensador receber o feedback dos rotaractoristas sobre o maravilhoso tempo que eles tiveram. A coisa mais preciosa para mim foi que a Interota forneceu uma plataforma para amizades globais que durará toda a vida e criará oportunidades de parceria internacional.

No Rotaract, aprendemos, servimos e lideramos. Há tantos valores que Rotaract me ensinou. E mal posso esperar para explorar mais oportunidades!