9 mil árvores serão plantadas em Monção

No próximo dia 21 de março, o Rotary Club de Monção irá dinamizar a plantação de cerca de 9 mil árvores autóctones na freguesia de Merufe, uma das mais afetadas de Portugal pelos incêndios de 2017, em conjunto com vários alunos das escolas do concelho.

Merufe, no concelho de Monção, foi uma freguesia massacrada nos incêndios de outubro passado, tendo sido lá que tudo se iniciou. Desta forma o Rotary Club de Monção, em parceria com a Junta de Freguesia de Merufe desejam dar o mote de que é possível inverter o processo de destruição e fazer renascer uma nova mentalidade, que tenha continuidade noutros pontos do concelho.

A candidatura apresentada pelo Rotary Club de Monção foi feita em parceria com a Junta de Freguesia de Merufe e o Conselho Diretivo dos Baldios (recebendo-se destes o maior incentivo para a parceria), associando-se a Farmácia Pereira e Barreto e a empresa NC&CS, Lda. Agora, com a aprovação da mesma por parte da Fundação Rotária Portuguesa, será possível a plantação de cerca de 9.000 árvores autóctones – carvalhos, bétulas, ciprestes e plátanos.

A plantar em diversos lugares da freguesia de Merufe, com especial incidência no lugar das Carvalhas, os rotários monçanenses decidiram envolver toda a comunidade, e, em particular, os mais jovens. Nesta iniciativa estarão envolvidos 188 alunos do Agrupamento de Escolas de Monção, com idades compreendidas entre os 3 aos 15 anos, acompanhados dos docentes e assistentes operacionais, perfazendo um total de cerca de 220 pessoas.

Com o apoio da Câmara Municipal de Monção, do Agrupamento de Escolas de Monção, dos Sapadores Florestais, dos Bombeiros Voluntários de Monção e dos Serviços Florestais, esta iniciativa está marcada para às 10h00, do próximo dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas. Para além dos valores ecológicos/ambientais no âmbito deste projeto, existem finalidades educativas que foram pensadas pelos dinamizadores.